
As margens do rio São Francisco em Penedo vão passar por um processo de limpeza neste sábado, 25, durante mutirão coordenado pela unidade da Ufal no município ribeirinho. O arrastão programado para começar às 8 horas vai produzir o “Monstro do Lixo”, uma forma de protesto contra o lançamento de resíduos na beira e no leito do “Velho Chico”.
A reportagem do Aqui Acontece fotografou alguns pontos da orla ribeirinha penedense na manhã desta sexta-feira, 24, e constatou que há material farto para montar o “Monstro do Lixo”. Sacos plásticos, latas de refrigerante, cascas de coco, papel, papelão, tem de tudo e em muita quantidade. Até mesmo o que não dá para usar se encontra. Ao lado de um dos banheiros públicos localizados no porto das balsas, as fezes se espalham em meio ao mato.
A fedentina no local é insurpotável, o que não acontece no lado oposto, onde a orla foi urbanizada. Contudo, o lixo é jogado praticamente em frente ao ponto de desembarque das lanchas de passageiros. Além de resíduos sólidos, chama a atenção a mancha de óleo que se forma na base do cais ribeirinho. Seguindo adiante, depois das quadras poliesportivas, restos de construção estão amontoados no final da rampa de acesso para a beira do rio.
O professor do curso de Engenharia de Pesca da unidade Ufal Penedo, Cláudio Sampaio, explica que a intenção não é promover uma limpeza geral na orla ribeirinha, mas chamar a atenção da população e das autoridades para o problema. Além do mutirão, serão realizadas palestras em escolas públicas e no Theatro Sete de Setembro.