×

Cultura

UFAL Penedo presente na Serra da Barriga

Dia da Consciência Negra tem comemoração concentada na Serra da Barriga

Universitários do Curso de Turismo e de Engenharia de Pesca do Pólo Penedo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), coordenados pelo professor/mestre Rafael Arruda, participam neste sábado, 20, Dia da Consciência Negra, de uma vasta programação cultural em União dos Palmares. A abertura oficial das atividades acontece às 9 horas será feitra pelo vice-governador José Wanderley Neto, no Parque Memorial Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga.

O vice-governador fará a abertura ao lado do prefeito Areski Freitas e pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas. A solenidade contará com honras militares e aposição de coroa de flores na estátua de Zumbi dos Palmares, homenagem que será prestada também por autoridades e líderes religiosos de matriz africana.

Antes mesmo da abertura oficial do evento, um grande cortejo reunindo vários grupos de religião de matriz africana seguirá para a Serra da Barriga, prestigiada por autoridades a exemplo o diretor do Patrimônio Afro-brasileiro, Maurício Reis, e o mestre Cláudio Figueiredo, da Fundação Cultural Palmares.

Com os universitários do Pólo Penedo, seguirá um grupo local de capoeira que se engajará na Serra da Barriga as apresentações culturais em comemoração ao Dia da Consciência Negra, onde traz o negro Zumbi dos Palmares como o seu maior símbolo de libertação e resistência. Na programação oficial constam apresentações do grupo cultural Ara Fun Fun; toque de silêncio (corneta) pela Polícia Militar de Alagoas, orquestra de tambores, fanfarras; grupos de capoeira; grupos afros como o Afro Caeté; Filhos de Zumbi; Malungos do Ilê; Sururu de Capote; Coite D’Airá; Muzimba, entre outros.

A reportagem do Portal de Notícias Aqui Acontece e da Rádio Penedo FM estarão presentes ao evento, registrando todos os acontecimentos na Serra da Barriga, símbolo de resistência e da luta pela libertação de um povo.