Alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) poderão testar gratuitamente seus conhecimentos em língua inglesa, através do teste Toefl ITP. O Núcleo de Línguas (Nucli) está ofertando cerca de 700 vagas nas provas que ocorrerão entre de 13 a 17 de maio. As inscrições são feitas pelo site do Inglês Sem Fronteiras.
A ocupação da vaga será acontecerá automaticamente, por ordem de acesso e enquanto houver vagas disponíveis, no momento em que o candidato finalizar sua inscrição. Cada uma das 19 ofertas será encerrada três dias antes da data de aplicação de suas provas ou após a ocupação de todas as suas vagas.
“Preenchidas as vagas em uma prioridade, imediatamente o sistema abre vagas para a seguinte. Isso quer dizer que o candidato só conseguirá ver apenas uma delas. Dessa forma, garantimos o preenchimento total das salas de uma prioridade antes da abertura da próxima”, explicou o professor Sérgio Ifa, coordenador do Nucli. O número de vagas, datas, horários e locais de aplicação serão disponibilizados ao candidato pelo sistema de inscrições sequencialmente, de acordo com a ordem de prioridade definida pelo Centro Aplicador da Ufal. Confira a tabela em anexo.
Diagnóstico
A aplicação dos testes é uma medida do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria de Educação Superior (SESu), para diagnosticar a proficiência dos estudantes das universidades federais brasileiras no idioma inglês. A análise servirá para orientar ações de internacionalização, dando continuidade aos programas de intercâmbio já existentes e dimensionando outros programas para as diferentes áreas do conhecimento. As ações incluem tanto o intercâmbio de brasileiros para o exterior como o de alunos de outros países para o Brasil.
Toefl ITP
O Toefl ITP (Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira, do inglês Test of English as a Foreign Language; Programa Institucional de Testes, do inglês Institutional Testing Program) é um exame internacional que avalia a habilidade da pessoa de falar e compreender o inglês em nível acadêmico. O teste se destaca por sua confiabilidade e é utilizado por escolas de idiomas, escolas regulares, universidades e agências governamentais no mundo todo.
