Mais uma vez a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) destaca o seu protagonismo na área de formação em Educação Física e Esporte no Estado. Foi a primeira instituição de ensino superior local a ofertar um curso de graduação em Educação Física, implantado em 1974, e também passa a oferecer, em Alagoas, a primeira pós-graduação stricto sensu nessa área de formação com o Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (ProEF), que teve aula inaugural, na última sexta-feira (14), no auditório da Reitoria.
A solenidade de abertura presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, também contemplou uma programação artístico-cultural, com apresentação de um grupo de dança e de música (violão e sax), por integrantes da unidade acadêmica, dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física.
Foi anunciado durante a solenidade que já se encontram na Capes, para apreciação, mais dois programas de mestrado para o Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), contemplando as áreas de saúde e de educação; o que demonstra a contínua evolução nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação e cada vez mais a otimização das ações acadêmicas do curso, com alcance de excelente avaliação, atualmente, Conceito 4, pelo Ministério da Educação (MEC).
O primeiro mestrado do Iefe, Instituto que pertence ao Campus A.C. Simões, foi pensado para professores que atuam na educação básica da rede pública de ensino. Tido como um marco para a unidade acadêmica, representa a realização de um sonho coletivo para a continuidade de formação na área e reforça o compromisso da Ufal com a educação em Alagoas.
Realizado em rede, o mestrado profissional é dotado de dez vagas, e a primeira turma conta com alunos de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia, todos professores em seus respectivos estados, na escola pública. Realizado na modalidade híbrida, teve a primeira aula presencial no Campus A.C. Simões no último sábado (15).
Ao dar às boas-vindas, o reitor Tonholo parabenizou a comunidade acadêmica e administrativa do Iefe, à primeira turma de mestrado e exaltou a importância da continuidade de formação na área. Ele destacou o empenho do corpo docente durante todo processo para criação do mestrado profissional, que não mede esforços para o dinamismo com positividade na formação na licenciatura e bacharelado do curso.
Tonholo fez uma breve retrospectiva sobre os inúmeros desafios enfrentados pela atual gestão da Ufal, da pandemia ao corte de recursos, e da parceria determinante dos três segmentos universitários para o andamento das atividades acadêmicas e administrativas da instituição alagoana.
“Mesmo com várias crises enfrentadas, crescemos em meio a elas, e essa realidade se registra, por exemplo, com aumento do conceito da pós-graduação, que conta atualmente, com 64 cursos, entre mestrado e doutorado. Inclusive nessa área, já estamos com mais 14 propostas de novos cursos. Tudo isso é fruto de muito trabalho em parceria e aproveito este momento, para mais uma vez agradecer o sentimento de coletividade em prol do crescimento da maior instituição pública de ensino superior de Alagoas”, enfatizou o reitor.
Além de destacar os dois cursos de pós-graduação para o Iefe que se encontram em submissão na Capes, Tonholo disse que a gestão está empenhada para suprir arências existentes na unidade, a exemplo da área de recursos humanos, para reforçar o quadro docente. Anunciou, na oportunidade, também a realização de uma Chamada específica para o Complexo Esportivo, dotando, assim, de mais estrutura o Instituto de Educação Física e Esporte.
Conquista coletiva
Agradecimentos, reconhecimento, apoio recebido, empenho, dedicação, trabalho coletivo e momento histórico, foram destacados durante a solenidade pelos representantes do Iefe que fizeram parte da mesa de honra presidida pelo reitor Josealdo Tonholo. Na composição da mesa: Leonéa Santiago e Gustavo Gomes (diretora e vice-diretor da unidade acadêmica); Neísa Fumes e Silvan Menezes dos Santos (coordenadora e vice-coordenador do Programa ProEF).
Participaram também da mesa de honra: Antônio Passos Filho (representante do segmento docente da unidade acadêmica); Jeffersson de Moura Pereira (representante do segmento discente do ProEF); assistente social Janda Alencar (representante do pró-reitor de Extensão, Cezar Nonato); e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iraildes Assunção.
“Chegamos a esse momento histórico, resultado de uma luta coletiva do Instituto para enfrentamento dos desafios e superação de obstáculos. A luta é diária e coletiva para reconstrução do país, de Alagoas e da Educação Física. Educação é o marco fundamental para qualquer sociedade. Bem-vindos os dez novos guerreiros juntos. Os meus agradecimentos ao apoio recebido, esforço realizado e pelo sonho sonhado juntos. Este momento representa o resultado coletivo” disse Leonéa Santiago, nas saudações aos presentes. O professor Gustavo Gomes também fez agradecimentos, reforçou o marco que representa o mestrado para a Ufal e a importância do curso para atender a uma grande demanda reprimida na continuidade de formação na área.
“A Ufal está envolvida com a formação de professores de Educação Física há quase 50 anos e o mestrado mostra a fortaleza da universidade pública brasileira. Ao fazer intervenção na escola pública e trabalhar na formação continuada de professores da Educação Básica, a Ufal, demonstra o cumprimento de seu papel junto à sociedade. O Programa ProEF é um sonho realizado coletivamente e é relevante fazer parte deste momento histórico”, enfatizou a coordenadora do Programa Neísa Fumes em suas saudações. A coordenadora agradeceu o apoio e o trabalho coletivo empreendido para a concretização da primeira pós-graduação do Iefe.
“Foi longa a batalha travada para implantação do mestrado profissional. O processo de reconhecimento do Programa é resultado de um trabalho de muita gente”, enfatizou o vice-coordenador Silvan Menezes, ao fazer os agradecimentos, cumprimentar os presentes e dar às boas-vindas aos alunos do programa. A oportunidade de troca de experiência e conhecimento, foi destacada pelo aluno Jefferson Pereira que disse ser uma honra ter a oportunidade de estudar numa universidade de tanta referência, como a Ufal.
“Os sonhos só são possíveis se sonharmos juntos, coletivamente. E neste momento estamos realizando um dos nossos sonhos. A estrutura do curso de Educação Física da Ufal possivelmente é uma das melhores do Brasil. Os avanços têm que ter continuidade coletivamente, há muito o que fazer e temos que nos tornar cada vez mais fortes”, enfatizou Antônio Passos, enaltecendo a importância do ProEF e da Ufal, enquanto instituição de ensino superior público. No cumprimento aos presentes Janda Alencar parabenizou os dirigentes do Iefe e a equipe do programa pela concretização de um sonho e deu boas-vindas especiais aos alunos.
Dizendo-se muito feliz por fazer parte de um momento considerado histórico para a unidade acadêmica e por ter acompanhado todas as etapas do processo para implantação do ProEF, a pró-reitora Iraildes Assunção desejou sucesso aos estudantes. “Esse é o início de uma grande jornada e vocês são de extrema importância para o crescimento da pesquisa e da pós-graduação. O curso já começa com bom conceito e o mestrado profissional vem se juntar ao fortalecimento da pesquisa e pós-graduação da Ufal”, frisou. Anunciou, a oportunidade, que entre as ações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, para este ano, estão programados um edital para professores visitantes e outro para pós-graduação em mestrados profissionalizantes.
Modalidade profissional: experiência exitosa
A aula inaugural contemplou o tema A formação em mestrados profissionais para educadoras/es: desafios e contribuições e foi proferida pela professora Fabiana Pincho de Oliveira, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Ufal. A experiência exitosa do programa em desenvolvimento na Faculdade de Letras (Fale) da Ufal, assim como detalhes sobre o dinamismo e a positividade do programa foram discorridas pela palestrante.
No cumprimento feito aos presentes a professora Fabiana disse sentir-se muito honrada pela participação na solenidade e pelo convite recebido para a aula inaugural do ProEF. Na explanação feita sobre a importância de um mestrado e doutorado profissional, ela explicou que essa modalidade de pós-graduação é voltada para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, mediante estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.
De acordo com a palestrante, o objetivo geral da modalidade profissional é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior e competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Sobre o Profletras, em andamento na Ufal, informou que é um programa em rede com presença nas cinco regiões brasileiras, em 19 estados, totalizando 48 unidades, sediadas por universidades estaduais e federais. O programa tem coordenação nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Garantir a modalidade do mestrado nas unidades da rede, ampliar o número de vagas na seleção, avaliar o processo seletivo, assim como estimular a publicação de artigos e livros pelos mestrandos em parceria com os docentes do programa, foram os desafios citados durante a aula inaugural pela professora Fabiana Pincho.
O Profletras tem como área de concentração Linguagens e Letramentos e contempla as linhas de pesquisa Estudos da linguagem e práticas sociais e Estudos Literários. “O Mestrado Profissional, voltado para educadores, objetiva capacitar professores para o exercício da docência no Ensino Fundamental e Médio, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país”, destacou Fabiana. O programa nacional completa este ano uma década de contribuição na formação continuada de professores de Língua Portuguesa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
A aula inaugural também contou com a participação do professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal-AL), Osvaldo Epifânio, egresso do Profletras. “Com 37 anos de atividade profissional em sala de aula fiz o mestrado profissionalizante da Fale e foram muitos os desafios. Para a minha formação foi de extrema importância, pois me recolocou como profissional na minha área de atuação”, disse Osvaldo como afirmação de estímulo aos professores participantes da primeira pós -graduação stricto sensu do Estado em Educação Física.