A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lança na próxima terça-feira, 28, a terceira edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, evento que tradicionalmente acontece no município de Penedo. O projeto será lançado no auditório Nabuco Lopes, localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió.
Na ocasião, será apresentado o edital da Mostra Competitiva e o público assistirá à exibição de “Reflexos”, de Celso Brandão, homenageado do evento. O edital para inscrição de curtas estará aberto de 3 de junho a 5 de agosto.
Serão aceitos filmes de até 30 minutos, realizados por estudantes, técnicos e docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o território nacional. Para efetuar a inscrição, é necessário preencher a ficha no site do evento e entregar a documentação exigida à Coordenação de Assuntos Culturais da Ufal, presencialmente ou pelos correios.
O 3º Festival de Cinema Universitário de Alagoas acontecerá de 12 a 16 de novembro, em Penedo, e sua programação inclui debates, oficinas e workshops, além das projeções de filmes. Com sua realização, pretende-se inserir Alagoas no circuito audiovisual brasileiro e incentivar a produção cinematográfica universitária no Estado.
O evento é uma atividade cultural de abrangência nacional, promovida pela Universidade Federal de Alagoas, por meio das Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest), da Unidade de Ensino Penedo e do Projeto CineArt Popular. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), da Prefeitura Municipal de Penedo, do Sesc, da Algás e de outras instituições ligadas ao audiovisual.
O homenageado
O alagoano Celso Brandão atua como diretor desde a década de 70 e hoje conta com mais de 20 filmes realizados. Ele participou ativamente do antigo Festival de Cinema de Penedo, em que foi premiado em cinco edições, e ainda levou seus filmes para serem exibidos em festivais de Brasília e Nova York. Sua principal temática são os elementos da cultura popular alagoana, como o artesanato, as festas e as crendices locais.