×

Penedo

UFAL forma primeira turma de alunos em Penedo

Foto histórica: Ufal forma os primeiros alunos da unidade Penedo

Cinco alunos da turma que estreou o curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) são os primeiros turismólogos formados na unidade aberta em 2006 no município ribeirinho. Angela Meire dos Santos, Fabrício Peixoto Vasconcelos, Lidjane Santos Barreto, Leonam da Costa Melo e Izabela Oliveira Menezes receberam os respectivos diplomas das mãos da reitora Ana Dayse Dorea durante solenidade realizada no auditório do Sebrae na noite da última quinta-feira, 26.

Disponível pela Ufal apenas em Penedo, o Bacharelado em Turismo já abriu as portas do mercado de trabalho na área para Angela Meire e Lidjane Barreto. As duas estão trabalhando em Maceió, onde também dividem as despesas com alimentação e moradia, um apartamento no bairro Farol. Por telefone, a redação do aquiacontece.com.br conversou com Angela, funcionária de uma locadora de veículos vinculada a uma rede de hotéis desde o início do mês de abril.

Nascida em Penedo, mas residindo em Neópolis-SE desde a infância, Angela estudou em escola pública a partir do Ensino Fundamental. Por equívoco, informamos que ela havia cursado o Médio em c olégio particular. Trabalhando na secretaria de Educação da cidade sergipana, ela soube da oferta em Penedo do curso que habilita o profissional a gerenciar atividades nas áreas culturais, históricas, ambientais, antropológicas, de inventário do Patrimônio Histórico e Cultural, além de agenciar, organizar e gerenciar eventos e ainda atuar na administração do fluxo turístico.

Ana Paula - cortesiaAprovada no vestibular, Angela – que havia tentado Serviço Social na UFS – ingressou na universidade graças ao processo de interiorização que trouxe, além de Turismo, a carreira de Engenharia de Pesca para mais perto de alunos que residem fora das capitais.

Para ir às aulas, bastava fazer a travessia do Rio São Francisco em uma das lanchas para passageiros, percurso realizado quase que diariamente somente durante o primeiro ano de carreira acadêmica, e não até a conclusão da graduação, como informado anteriormente. Angela Meire informa que seus pais voltaram a residir em Penedo a partir de 2007.

Cumprida a carga horária das disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso (Planejamento e Gestão de Roteiros Turísticos – O Caso do Caminho Lagunar, uma trilha de 84 quilômetros por Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e Coqueiro Seco, com interação entre visitantes e moradores), Angela Meire e mais uma colega de curso distribuíram currículo em Maceió, iniciativa que levou à conquista do emprego.

Mestrado em Geografia

Para o futuro, já pretende tentar um mestrado em Sergipe em Geografia, área relacionada com sua formação. Sobre Lidjane Barreto, sua companheira de curso e de moradia em Maceió, ela conta que a amiga é natural de Penedo e atua como recepcionista em um hotel quatro estrelas de Maceió. A reportagem tentou entrevistar com Lidjane por telefone, mas não obteve sucesso.

Dos cinco concluintes, o aquiacontece também conseguiu contato com Leonam Melo, que retornou para casa de sua família que reside na cidade de Boca da Mata. Adeptos das Testemunhas de Jeová, o aluno foi recebido em Penedo por membros da mesma religião, onde morou durante o período de formação no curso de Turismo, área que não pretende seguir carreira. Aplicado nos estudos, Leonam disse que já voltou aos livros, agora para tentar uma vaga no serviço público por meio de concurso.

Monitoria, pesquisa e “bolsa xerox”

Ele conta que seu interesse na área surgiu pelo noticiário na mídia que aponta o mercado de Turismo como promissor no Brasil e mais especificamente em Alagoas. Quinto colocado no vestibular, tem em seu currículo de universitário monitorias, bolsa de pesquisa e também de auxílio para manutenção, ajuda de custo que os estudantes batizaram como “bolsa xerox”, referência aos gastos com fotocópias durante o árduo aprendizado. As conquistas foram fundamentais para sua permanência em Penedo, além do acréscimo de conhecimentos.

Leonam conta que seu TCC elaborou a caracterização dos atrativos turísticos de Boca da Mata, com estudo sobre o artesanato produzido por Manoel Marinheira, artista já aposentado, mas com seguidores de seu estilo inconfundível, peças trabalhadas em sua maioria com jaqueira, principalmente animais, produção já integrada ao rico acervo da arte popular alagoana.

Desenvolvimento de potencialidades turísticas

Ana Paula - cortesia

Já Fabrício Peixoto Vasconcelos, outro penedense, não desistiu da carreira. Apesar de não estar exercendo a profissão (atualmente ele trabalha no guichê da Empresa São Geraldo na rodoviária de Penedo), o turismólogo que foi o primeiro da unidade Ufal Penedo a apresentar um TCC – etapa da vida acadêmica registrada com exclusividade pelo portal de notícias aquiacontece.com.br (confira notícia relacionada) – aposta no desenvolvimento das potencialidades turísticas da cidade histórica, como a vertente do turismo rural feito pela Cooptur.

Fabrício planeja elaborar um projeto de receptivo turístico para a instituição criada para aproveitar os recursos naturais disponíveis nos núcleos 1 e 2 da Cooperativa de Penedo, onde a Cooptur já desenvolve atividades que podem ajudar a diversificar a renda para moradores da zona rural. Sobre Izabela Oliveira Menezes, a reportagem também não conseguiu manter contato com a turismóloga, mas seus colegas de graduação informaram que ela foi aprovada em concurso realizado pela prefeitura de Penedo e que atualmente não exerça função na área de Turismo.