×

Maceió

Ufal firma parceria com Instituto de Sustentabilidade para ações na Orla Lagunar

Instituto possui autorização da Universidade para desenvolver ações

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) do estado, numa reunião com pesquisadores, a Pró-reitoria de Gestão institucional (Proginst) e a representação do Instituto com o intuito de firmar futuras parcerias. O Instituto possui autorização da Ufal para desenvolver ações a partir das instalações do entreposto da Universidade na Orla Lagunar no bairro do Vergel do Lago.

Atualmente o local abarca as ações sociais de transferência de renda derivada do beneficiamento da casca do sururu. Os trabalhos do IABS se consolidaram no local também com a formalização do instrumento jurídico da Permissão de Uso formalizada pela Gestão Central da Ufal, em abril de 2022. Durante a reunião também foram apresentadas as ações do IABS.

A Proginst que atuou na formalização do acordo com o IABS, e o pró-reitor Jarman Aderico salientou a importância de valorizar ações que promovam integração, pertencimento e inovação. “A formalização de parcerias tem caráter fundamental para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária”, afirmou.

Já a diretora da Regional Nordeste do IABS, Roberta Roxilene, abordou as ações sem fins lucrativos do IABS e acrescentou que para manter a movimentação financeira com a unidade Fabril e a moeda social, precisou registrar uma Empresa Social voltada ao beneficiamento e comercialização do cobogó (peça artesanal confeccionada com a casca do sururu e comercializada por empresas alagoanas). O projeto atende mais de 400 famílias e a moeda social alcança 20 mães selecionadas por critérios técnicos e sociais, como por exemplo: mulheres com filhos em escolas. A assistente social pelo IABS, Saysia Salomão, coordena a articulação com os moradores da região.