O grupo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) convidam os estudantes de todos os cursos da Ufal para participar do I Curso de Multiplicadores de Educação no Trânsito.
O curso tem como objetivo capacitar jovens universitários para que atuem como educadores em ações preventivas de acidentes de trânsito. Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Amália Ricardo, a importância desse curso é proporcionar uma visão geral sobre o trânsito a estes estudantes.
“É uma oportunidade para que esses jovens, após o término do curso, possam atuar como monitores educadores e multiplicadores dos conhecimentos sobre trânsito em eventos da área, como campanhas educativas, ações educativas em escolas, entre outras”, explicou Amália.
As aulas serão ministradas por profissionais do Detran, da Ufal, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Policia Rodoviária Federal (PRF). Os alunos vão estudar Segurança de Trânsito e Estatística, Regras de Circulação, DPVAT, Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Fiscalização de Trânsito e Primeiros Socorros.
As aulas vão acontecer de 3 a 31 de junho, todas as sextas-feiras à tarde e sábados pela manhã. Para se inscrever, os alunos devem encaminhar o comprovante de matricula para o e-mail multiplicadores.transito@hotmail.com. Estão disponíveis para os alunos 40 vagas. O pré-requisito para participar do curso é estar devidamente matriculado e ter disponibilidade nos horários citados.
O curso é composto por três momentos: um teórico presencial, um momento de pesquisa online e outro de caráter prático, quando serão realizadas visitas supervisionadas por técnicos especialistas da área de Trânsito, aos órgãos envolvidos na área em Alagoas. O curso será certificado pelo Proex e tem carga horária de 60 horas.