
A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dórea, adiantou que deverá se reunir, no decorrer desta semana, com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL), para começar a analisar o pedido formulado pelo prefeito Luciano Barbosa, de implantar um curso de Medicina no campus da Universidade em Arapiraca, com a intermediação do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado.
De imediato, a reitora informa que a instalação do curso “é extremamente viável”, devido à enorme carência de médicos no interior do Estado. “Um curso dessa natureza facilitaria amplamente o deslocamento dos profissionais aos municípios”, destacou. A existência de um Hospital de Emergência e outro público naquele município, uma das exigências do Ministério da Educação, também deverá facilitar a concretização do projeto.
Ana Dayse comentou que, atualmente, as duas escolas de Medicina existentes no Estado formam 130 médicos por ano, “um número muito abaixo da demanda exigida”, avalia. Outro facilitador para a aprovação do pleito é o fato de que, em sendo uma universidade pública, todo o financiamento da instalação da universidade se dá com recursos federais, o que favorece, segundo a reitora, a qualidade do curso.
A reitora lembrou que a interiorização da Ufal em Alagoas teve início justamente em Arapiraca, há quatro anos. “Depois de Maceió, Arapiraca é a cidade que oferece a maior infra-estrutura no nosso Estado”, advertiu. “O senador Renan foi sempre um grande incentivador de todo esse processo”, assegurou a reitora.
A Universidade Federal tem total autonomia para implantar o curso, desde que passe pela avaliação do Conselho Nacional de Saúde, que analisa a capacitação dos profissionais envolvidos. O Conselho é formado por profissionais de vários estados brasileiros, que trabalha em consonância com o Conselho Regional de Medicina, para que os cursos sejam criados com a qualidade exigida pelo Ministério da Educação.
Campus completa quatro anos
O campus da Ufal em Arapiraca completa quatro anos no próximo mês de setembro, quando serão graduados os primeiros formandos. Três mil alunos se distribuem entre os 16 cursos disponibilizados. Para 2011, está prevista a instalação dos cursos de Psicologia, Administração Pública e Pedagogia.
Na área de saúde – outro ponto favorável à implementação do curso de Medicina na região – é a existência da Faculdade de Enfermagem. O Campus abrange 37 municípios diretamente envolvidos, o que significa uma população de 880.131 habitantes, cerca de 31,18 % da população de todo o Estado.
Também são oferecidos os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura, Biologia Licenciatura, Ciência da Computação, Educação Física Licenciatura., Enfermagem, Física Licenciatura, Matemática Licenciatura, Química Licenciatura e Zootecnia.
O Pólo Palmeira dos Índios disponibiliza os cursos de Serviço Social e Psicologia e o Pólo Penedo as faculdades de Turismo e Engenharia de Pesca. Em Viçosa, a Ufal oferece o curso de Medicina Veterinária.