Skip to content

Ufal abre 40 vagas para cursos de mestrado e doutorado em Farmácia

  • Home
  • Alagoas
  • Ufal abre 40 vagas para cursos de mestrado e doutorado em Farmácia

Blog

Ufal abre 40 vagas para cursos de mestrado e doutorado em Farmácia

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Farmácia com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São 40 vagas ofertadas, sendo 20 para o mestrado e 20 para o doutorado, e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 31 de janeiro.

As vagas serão dispostas conforme a seguinte distribuição em cada nível (mestrado e doutorado), respectivamente: 8 vagas destinadas à ampla concorrência, 2 para servidores públicos da Ufal em exercício, 2 vagas para negros (pretos e pardos), 4 vagas para indígenas, 2 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), 2 para pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis) e outras 2 candidatos em situação de vulnerabilidade territorial (refugiados, assentados) conforme Resolução nº 82/2022 aprovada pelo Consuni.

Toda a documentação solicitada para inscrição, que pode ser vista no item 7 do edital disponível em anexo no final desta página, deve ser inserida eletronicamente durante o período de inscrição do processo seletivo. Serão aceitos documentos apenas em formato PDF e não será aceita a inclusão de qualquer documento após a inscrição.

Quem pode participar

De acordo com o edital, poderão se inscrever, para o nível de Mestrado, candidatos graduados, portadores de diploma de nível superior emitido por instituições oficiais, reconhecidas pelo MEC, nas seguintes formações: Farmácia, Química, Odontologia, Medicina, Biomedicina, Química e Tecnologia de Alimentos, Biologia, Engenharia Química, Nutrição e Educação Física.

Já para o doutorado, podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior e de mestre em cursos reconhecidos pela Capes nas áreas de Farmácia, Ciências da Saúde, Química, Engenharia Química e Ciências Biológicas. Concluintes (tanto da graduação para o mestrado como do mestrado para o doutorado) também podem se inscrever, desde que comprovem a conclusão dos referidos cursos no ato da matrícula.

Informações adicionais

Os cursos têm duas linhas de pesquisa, são elas: Descoberta, Desenvolvimento, Controle, Uso e Garantia de Qualidade de Substâncias Bioativas e Medicamentos e Avaliação Biológica de Substâncias Bioativas e Medicamentos, cujos detalhes você pode conferir no item 9 do edital.

Já a seleção terá duas etapas: análise do projeto e arguição oral, de caráter eliminatório e classificatório e análise do currículo lattes, esta apenas classificatória. O resultado final será divulgado em 15 de março de 2024 e o período de matrícula será divulgado em data posterior junto à lista de classificados nos cursos.

Além do edital, você pode saber mais detalhes pelo: ppgcf@icf.ufal.br ou pelo (82) 3214-1792. Se quiser atendimento presencial, pode comparecer à secretaria do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), na sala 203-A no referido bloco, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, no antigo Centro de Saúde (Csau).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também