
O alagoano Aurélio Buarque de Holanda é tema de documentário produzido pela TVE-Alagoas
No ano em que se comemora o centenário de nascimento do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, a TVE exibe edição especial sobre a vida e a obra deste ilustre alagoano de Passo do Camaragibe. O programa Página Aberta deste sábado, vai ao ar às 12h e retrata a passagem do autor do segundo livro mais popular do país depois da Bíblia, o Dicionário Aurélio.
Mestre Aurélio transitou por vários caminhos até encontrar na lexicografia sua principal vocação. Foi poeta, ensaísta, memorialista, contista, tradutor e cronista. Os telespectadores vão conhecer um pouco mais sobre o período em que o alagoano circulou pelo mundo dos versos. O repórter Sérgio Torres conversou com o escritor Marcos Vasconcelos Filho, autor do livro “Marulheiro – Viagem através de Aurélio Buarque de Holanda”, considerado a primeira biografia de análise da obra do dicionarista.
A equipe do Programa Página Aberta visitou Passo do Camaragibe, para que os telespectadores conheçam a casa onde o considerado mestre das palavras nasceu no dia 3 de maio de 1910. A residência foi recentemente tombada pelo Governo do Estado, durante as comemorações dos 100 anos de nascimento do autor.
Sobre as palavras, o mestre Aurélio disse certa vez: “As palavras vão se formando loucamente num ritmo muito rápido. Eu gosto de palavras e como sou um pouco louco gosto, sobretudo das palavras loucas”. A museóloga Carmem Lúcia Dantas fala sobre o amigo Aurélio e enfatiza o homem de vasta cultura, e ao mesmo tempo, de hábitos muito simples.
O programa também exibe revelações sobre a personalidade e métodos do alagoano, da sua trajetória acadêmica, das pesquisas que realizou, da mania de anotar tudo que via e ouvia e da predileção pelas feiras populares, onde tinha contato com a linguagem coloquial.
O telespectador também vai conhecer um lado mais excêntrico de Aurélio, a boêmia incorrigível, os encontros informais que costumavam acabar em torno de uma mesa de bar e a estranha mania de apreciar sorvete de frutas tropicais com uísque. O Página Aberta também será reprisado na segunda-feira (26), às 8h45.