O pôr-do-sol, as bordadeiras de filé, as doceiras de Riacho Doce e as tradições das comidas afro em Maceió foram temas de reportagem da TV Cultura para o futuro programa “Sabor Quilombola” do chef Guga Rocha. Além da capital alagoana, os produtores entrevistaram e documentaram as cidades de União de Palmares e Penedo. Segundo o alagoano Guga Rocha, o documentário busca promover a gastronomia quilombola e os destinos turísticos alagoanos.
Para a secretaria municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Cláudia Pessôa, a iniciativa do chef Guga em documentar a cultura e gastronomia dos destinos turísticos alagoanos fomenta novos produtos, além de sol e mar. “A Tv Cultura é a cara do Brasil, e mostrar as tradições alagoanas, a exemplo das bordadeiras e das doceiras de Riacho Doce, valoriza e promove a cultura que é passada de mãe para filhas”, ressaltou Pessôa.
Ainda segundo a secretária Cláudia Pessôa, Maceió é a capital urbana que perpetua as tradições, como as boleiras de Riacho Doce, a séculos produzem os beijus, tapiocas, grude, brasileiras e bolos no forno de barro. “São doces saborosos, e elas fazem com carinho e amor. Mostrar em rede nacional estas quituteiras é mostrar o sabor alagoano na terra de Zumbi dos Palmares”, destacou ela.
No Pontal da Barra, a equipe de produção filmou o pôr-do sol e entrevistas as bordadeiras fazendo o filé. Para o produtor Cássio Neves, a hospitalidade alagoana é inesquecível. “Aprendemos muito nesse final de semana, viva Alagoas e seu povo maravilhoso. Conseguimos realizar um belo trabalho e vamos disseminar este conhecimento cultural para todo Brasil”, comentou Neves.