“Foi a melhor recepção de navio da minha vida”, disse a pernambucana Simone Gomes enquanto saboreava picolés de frutas da estação e era presenteada com brindes do artesanato local oferecidos pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió(Semptur). Nesta quinta-feira (29), a Semptur distribuiu canetas com nome de Maceió (feitas de material reciclado e biodegradável), marcadores de livro de filé produzidos pela Associação dos Artesãos do Pontal da Barra e picolés de fruta (mangaba, cajá, graviola e limão).
O projeto de boas-vindas é uma ação da Semptur em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que acontece também nesta sexta-feira, às 11h50, no Aeroporto Zumbi dos Palmares para receber bem os turistas que escolheram Maceió para passar o Rèveillon.
A turista Irene Francisco Silva, de Curitiba, também passageira do navio Ocean Dream ficou feliz com a recepção no Porto de Maceió. “Adorei esta ideia, já cheguei a Maceió conhecendo os sabores da cidade. Adoro Maceió estou com minha família, e sempre retornar a cidade”, disse.
O navio Ocean Dream atracou no Porto de Maceió às 7h, com 800 passageiros, e às 19h seguiu com destino a Recife. Neste mês de dezembro, Maceió recebeu oito navios e para janeiro estão programados 11, que vão movimentar a economia da cidade.
A presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, Ligia Mirin, informou que os turistas de navios preferem comprar roupas de filé. “Os turistas estão encantados com o bordado de filé e nos quatro dias que a Associação esteve presente no porto vendemos, em média, R$ 3.500 beneficiando as bordadeiras da comunidade”, disse Ligia.
A secretária da Semptur, Claudia Pessôa, disse que, no ano passado, os turistas receberam flores e este ano o sabor de Maceió e o artesanato das rendeiras do Pontal da Barra são uma maneira de bem receber o visitante. “Maceió é além de sol e mar, tem ótima gastronomia e o artesanato de qualidade”, reforçou Claudia Pessôa.