×

Sergipe

Turistas aprovam lançamento de Campanha ?Verão com Prevenção? na Orla de Atalaia

Orientação, prevenção e diagnóstico são práticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que desta vez lançou, na noite da última quinta-feira,17, através do programa IST/AIDS, a campanha ‘Verão com Prevenção’. A ação foi realizada na Unidade Móvel Fique Sabendo, estacionada na praça de Eventos da Orla de Atalaia. Na ocasião, foram realizados os testes de Sífilis, AIDS e Hepatite b e c, totalizando 400 exames.

O gerente do programa IST/AIDS Almir Santana avaliou que o evento foi um sucesso, já que contou com significativa adesão de visitantes e turistas. “Como nós estamos no verão e em período de pré-carnaval, achamos extremamente importante a presença da unidade Móvel. Não nos interessamos apenas em realizar o teste, mas também na orientação individual. Mostramos as situações de riscos, aconselhamento após o exame, e nos casos em que deu reagente, buscamos encaminhar a pessoa para Unidade Básica”, relata o gerente do programa IST/AIDS Almir Santana.

R. B, 61, realizou os exames sabendo que estava com Sífilis. “Fui diagnosticado com sífilis e estou fazendo tratamento no posto de saúde. Recentemente, fiz novos exames, mas o resultado ainda não saiu, então vi a oportunidade de fazer o teste rápido para saber se estou curado. Achei sensacional essa iniciativa, principalmente pela rapidez da entrega do resultado que dura cerca de 20 minutos, e do encaminhamento que é dado quando é detectado algo”, revela.

Para o Italiano Massiemo di Marco, 60, que mora há 10 anos em Aracaju e também realizou os exames, a iniciativa tem uma proposta maravilhosa. “Em Milão, os exames só são realizados nos centros especializados. É uma excelente ideia essa unidade fazer esses testes, se torna uma medida maravilhosa para diagnosticar e prevenir. O trabalho dessa prevenção depende também da recepção da população, e estou vendo o interesse “, destaca.

A divulgação do projeto foi um dos motivos que levou Joelson Barbosa 40, a ficar ciente da realização dos testes. “É a primeira vez que realizo o teste, como vi a divulgação, me interessei em fazer os quatro testes. Mesmo sendo a primeira vez, estou me sentindo muito à vontade, os profissionais são ótimos, atenciosos e comprometidos”, diz.

A campanha contou também com alunos do colégio Master, que ajudou a mobilizar as pessoas que passavam no entorno da Unidade Móvel. Para isso, Almir Santana instruiu os estudantes, explicando sobre cada infecção e forma de prevenção. Gabriela Monteiro aluna do 3° ano B do Colégio Master foi uma das voluntárias. “Acho esse trabalho muito importante porque o sexo as infecções são assuntos vistos como tabu. Também há uma ausência de conversa sobre isso nas escolas. por isso acho muito importante esse papel papel de alertar a população”, conclui.