×

Maceió

Turismo presta atendimento em encontro regional de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) instalou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário no Complexo Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, para prestar apoio aos turistas durante a realização do XX Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) do Nordeste. Com uma expectativa de público de 1300 pessoas, o evento teve início nessa quinta-feira (12) e segue com programação durante esta sexta (13).

Coordenadas por gestores e pesquisadores da Política de Assistência Social de todo o Brasil, as atividades propostas pelo encontro incluem palestras, oficinas, debates e minicursos sobre as diversas temáticas que envolvem o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Durante os dois dias de programação, os turistas são recepcionados pela equipe da Semtur com orientações sobre a cidade e a divulgação dos atrativos naturais e culturais da capital alagoana.

Além disso, materiais informativos gratuitos, como mapas da cidade e o guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, também são distribuídos durante a ação de apoio do CAT temporário. “A instalação dos CATs em eventos como esse visa melhorar a experiência do visitante, com dicas e informações sobre lugares para comer, horários de funcionamento de equipamentos públicos e atrativos turísticos em geral”, explicou a coordenadora geral de Informação Turística da Semtur, Cristina Quirino.

Turismo de Negócios

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, a realização do evento em Maceió fortalece ainda mais o segmento turístico, por meio do turismo de negócios, e movimenta a economia da cidade. “O segmento de eventos tem se mostrado importante gerador de fluxo de pessoas para o destino, principalmente durante a baixa temporada. Com isso, temos a oportunidade de divulgar ainda mais os atrativos da cidade, que tem obtido resultados econômicos positivos para toda a cadeia produtiva do setor”, destacou o gestor.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o segmento de eventos é o que registra maior gasto médio por viagem dentro do país, sendo o terceiro principal motivo para estrangeiros que vêm ao Brasil.