Skip to content

Turismo pelo Brasil é destaque na imprensa internacional

Blog

Turismo pelo Brasil é destaque na imprensa internacional

Do Rio Amazonas ao Pantanal, do Pelourinho à Copacabana, o Brasil é mesmo um país que encanta e cai nas graças dos turistas de todo o mundo. Os atrativos brasileiros também fascinaram a jornalista sul-africana Lee Middleton, da Cidade do Cabo. A convite do governo brasileiro, e com o incentivo do Ministério do Turismo, a profissional passou dezembro de 2023 e janeiro deste ano conhecendo os atrativos turísticos de diversas cidades brasileiras e contou em reportagem publicada em veiculo internacional as maravilhas que viu por aqui.

Entre outros locais, a jornalista visitou o Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul; a Amazônia; Salvador, na Bahia; o Rio de Janeiro e Ilha Grande, no litoral sul do RJ. Durante a estada no Brasil, Middleton contou com apoio do MTur para realizar sua programação.

Em matéria publicada em 25 de fevereiro no “Sunday Times” , jornal dominical de maior circulação da África do Sul, ela falou sobre a experiência de visitar Bonito (MS), no Pantanal mato-grossense. “É tão Disney perfeito que eu não ficaria chocado se o bagre com quem acabamos de mergulhar saltasse da piscina e começasse a cantar”, afirmou Lee Middleton.

A jornalista segue em tratativas com outros veículos para publicar artigos específicos sobre alguns dos locais visitados. O objetivo é que as matérias possam contribuir para aumentar o interesse dos turistas sul-africanos pelo Brasil.

No último ano houve um incremento no fluxo bilateral de turistas entre Brasil e África do Sul, em comparação com os números registrados em 2022. Foram cerca de 46 mil passageiros nos dois sentidos entre janeiro e novembro, aumento de 119% com relação ao ano anterior. Ao todo, 8.570 turistas sul-africanos visitaram as terras brasileiras em 2023.

O ministro do Turismo, Celso Sabino destacou o importante trabalho da imprensa internacional para a promoção do Brasil no exterior, especialmente para retomada do fluxo turístico pré- pandemia, quando mais de 21 mil turistas visitaram o país em 2019. “A África do Sul é um destino parceiro do Brasil e estamos trabalhando para trazer cada vez mais nossos irmãos sul-africanos para conhecer as belezas do nosso país. Essa ação ajuda a dar visibilidade e apresentar como o Brasil pode ser atrativo, com suas lindas paisagens, roteiros e culturas”, ressaltou.

CONECTIVIDADE AÉREA – Agora está mais fácil viajar entre os dois países: os voos diretos entre Brasil e África do Sul foram retomados no segundo semestre de 2023. Atualmente, são sete voos por semana conectando os dois países, sendo dois por semana entre a Cidade do Cabo e São Paulo, e cinco entre Joanesburgo e a capital paulista. Isso sem contar que cidadãos sul-africanos não precisam de visto para visitar o Brasil.

ESTRANGEIROS – O Verão brasileiro continuou a ser o principal atrativo do nosso turismo. Em janeiro, o Brasil recebeu 1 milhão de turistas do exterior, com aumento do fluxo de todos os principais países emissores.

As perspectivas de alavancar o turismo de estrangeiros no território nacional para este ano são altas. O Brasil será sede da reunião de líderes do G20, está em preparação para a COP 30 e conta com a atuação do escritório da OMT no Rio de Janeiro. A expectativa do Ministro Celso Sabino é de alcançar a meta de 10 milhões de visitantes internacionais no país em quatro anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também