×

Brasil/Mundo

Turismo em família é o que mais cresce no mundo

Pesquisa Euromonitor International mostra que o turismo em família é o que mais cresce no mundo. Os dados foram revelados durante a apresentação do Relatório de Tendências da WTM (World Travel Market), feira internacional que aconteceu na última semana, de 22 a 24 de abril, na capital paulista. De acordo com o estudo, essa categoria de turismo vem ganhando expressividade desde 2010.

O secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, avalia que esse é um dado positivo para a capital alagoana, que é bastante procurada para as férias em família no Brasil. “Somos apontados pela Ipeturis como um dos melhores destinos de viagem do País para os casais com filhos de até 12 anos”, reforça o secretário. O Ipeturis é o órgão que realiza pesquisa sobre hábitos de consumo do turista brasileiro para o Ministério de Turismo.

De acordo com a consultora em viagens Larissa Melo, o importante para os casais que querem cair na estrada com a meninada é um bom planejamento na hora de avaliar a facilidade de deslocamento, segurança e opções de destinos que agradem ao mesmo tempo os adultos e as crianças. “Se a proposta é conciliar diversão e sossego, a melhor opção acaba sendo sempre a praia. Poucas vistas são tão relaxantes e renovadoras como a de um mar com o vaivém de ondas apreciado sob a sombra de um coqueiro. Enquanto isso, as brincadeiras inventadas pelos pequenos na areia são garantia de tranquilidade para os pais. O segredo é encontrar uma faixa de areia limpa, sem multidões e com mar mais águas mais mornas e calmas.”

Por isso, ela avalia que Maceió é uma ótima opção porque tem boa parte da orla protegida por recifes que tornam o mar tranquilo, perfeito para as crianças. “Quanto mais cedo começar a incluir os filhos nas viagens, melhor”, comenta Larissa.

Apesar da garantia de tranquilidade das praias, Larissa defende que as famílias precisam também buscar outras alternativas no destino. “A ordem é explorar. Quanto mais, melhor. As crianças absorvem tudo que há de novo em cada lugar que visitam, a cultura, os novos sabores, a nova geografia. Por isso, vale a pena conferir apresentações culturais, conhecer museus, igrejas, comidas típicas e interagir com moradores locais para intensificar a experiência dos pequenos e transformar as férias em aprendizado”, ressalta a consultora.