Skip to content

Turismo em 2023: uma retrospectiva de muitas conquistas do Governo de Alagoas

  • Home
  • Alagoas
  • Turismo em 2023: uma retrospectiva de muitas conquistas do Governo de Alagoas

Blog

Turismo em 2023: uma retrospectiva de muitas conquistas do Governo de Alagoas

O ano de 2023 pode ser considerado um marco histórico para o turismo em Alagoas, e o Governo de Alagoas foi uma importante parte desta conquista. Em plena recuperação pós-pandemia de covid-19, índices do setor retomaram a crescente que era registrada antes da crise de saúde global.

Ao longo do ano inúmeras ações de marketing e de melhoria da infraestrutura logística do Destino Alagoas foram realizadas pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur). Os roadshows, com apresentações sobre o destino para agentes de viagem foram destaque, nacional e internacionalmente, oportunizando a troca de conhecimentos e rodadas de negócios entre agentes de viagens, representantes das regiões e do trade turístico alagoano. As capacitações contemplaram 15 cidades nacionais e oito internacionais, com uma parceria público-privada que alcançou resultados positivos: mais de 4.500 agentes foram capacitados com as ações em 2023.

Foram realizados ainda diversos famtours pelo estado, para apresentar aos convidados os vários destinos em único lugar o ano todo disponíveis em Alagoas. Com o turismo de familiarização, influenciadores nacionais e internacionais dos principais mercados emissores puderam conhecer toda a beleza natural das regiões turísticas, a gastronomia, artesanato e cultura alagoana. A partir da experiência, os influenciadores divulgaram os atrativos turísticos das regiões em suas redes sociais, prospectando o Destino Alagoas para os seus inúmeros seguidores, ampliando assim a divulgação no turismo do estado.

Outra ação de marketing que ganhou destaque internacional foi a plotagem de ônibus e táxis no mercado europeu, que circularam com imagens de Alagoas em Portugal e Itália. No aeroporto de Viracopos, em São Paulo, Alagoas ganhou um espaço exclusivo no Lounge Azul. Além deste trabalho, mídias promocionais foram ativas em seis operadoras nacionais, três internacionais, além da parceria com a companhia aérea portuguesa TAP.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, todas as iniciativas desenvolvidas no decorrer de 2023 foram exitosas e os resultados positivos alcançados consolidaram o Destino Alagoas como destino preferência nacional e internacional. “Trabalhamos com seriedade e comprometimento, promovendo nosso destino em diversas capitais do Brasil e nos mercados emissores internacionais, apresentando que temos diversos destinos em um único lugar. Estruturamos nossas regiões turísticas e capacitamos nossos profissionais para proporcionar a melhor experiência aos nossos visitantes. Destaco aqui, a importante parceria que construímos com todo o trade turístico, os resultados positivos mostram que essa união fortalece e impulsiona turismo alagoano”, concluiu a secretária.

Infraestrutura turística

Para garantir o desenvolvimento ordenado dos municípios turísticos do estado, o Governo de Alagoas realizou ao longo do ano os Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) das regiões Costa dos Corais, Caminho das Águas e Cânions do São Francisco. Os extensos documentos contêm orientações para o desenvolvimento turístico sustentável a curto, médio e longo prazo que foram construídos em diversas atividades públicas que contaram com a participação da comunidade local, trade turístico e poder público.

A Setur investiu também nas sinalizações em padrão internacional em 13 cidades, tendo já concluído a região Quilombo. As instalações estão em estágio de finalização na região Costa dos Corais e Caminho das Águas.

Um marco importante no ano de 2023 para o Governo de Alagoas foi a execução do Programa Escola do Turismo. Desenvolvido para atender a demanda do trade turístico alagoano por mão de obra qualificada, foram ofertadas mais 3.500 vagas em diversos cursos profissionais, com 130 turmas formadas, mais de 30 especializações e certificados de conclusão. Até o momento, cerca de 3 mil alunos foram capacitados, em 28 municípios turísticos em apenas quatro meses de execução. A expectativa é que o programa capacite 11 mil pessoas até 2024.

Resultados alcançados

Com todas as iniciativas, o turismo emprega hoje cerca de 40 mil pessoas de forma direta, além de 120 mil empregos indiretos em todo o estado. Apenas na capital alagoana, são 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos, gerando renda para diversas famílias. Novos empreendimentos foram criados e o estado conta com 16 hotéis em construção, que devem agregar mais 4 mil leitos no estado até 2025.

A temporada 23/24 já é a mais exitosa de Alagoas, com a expectativa de mais de 1 milhão de turistas movimentando todas as regiões alagoanas. A conquista de mais de 40 voos fretados semanais para a alta temporada ultrapassa a quantidade de voos para o estado, comparado ao mesmo período na temporada 22/23. Este ano, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ampliou sua capacidade de operações em 70%, visando atender a alta demanda do período. Todo esse fluxo de turistas deve injetar mais de R$ 2 bilhões na economia de Alagoas.

Movimentação que ocorre também no porto da capital, com a temporada de cruzeiros 23/24. Ao todo, dez navios irão navegar no mar alagoano, totalizando 29 paradas entre novembro de 2023 e abril de 2024. Com a estimativa de até 6 mil passageiros desembarcando dos cruzeiros a cada parada, cerca de R$ 100 milhões devem ser injetados nas regiões e empreendimentos turísticos do estado.

Em 2024, o cronograma de atividades da Setur para fomentar o turismo de Alagoas seguirá intenso, com lançamento de novidades já programadas para janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também