Estudantes do 6º ano da Escola Municipal Barão de Penedo, localizada no bairro de Santa Izabel, são os primeiros a participar do Projeto Turismo do Saber, uma iniciativa da Prefeitura de Penedo realizada por meio das secretarias de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Educação (SEMED).
A aula teórica foi ministrada pelos turismólogos e representantes da SETUREC Ulysses Pinheiro e Ana Beatriz. Crianças e adolescentes aprenderam sobre a história, as particularidades e o potencial turístico de Penedo e, também, sobre a importância do turismo para a geração de emprego e renda no município.
Para Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa, o administração do Prefeito Ronaldo Lopes cumpre seu papel de fomentar e disseminar o turismo, para além da iniciativa privada, com o Projeto Turismo do Saber.
“O Projeto Turismo do Saber permite que crianças e jovens compreendam a importância da preservação da história, da valorização dos recursos culturais e naturais e, acima de tudo, enxerguem no turismo uma oportunidade de atuação futura”, disse o gestor da SETUREC.
“A escola Barão de Penedo está muito feliz com o trabalho da Prefeitura de Penedo, agora também com dentro esse projeto que só agrega e engrandece os nossos alunos. Por ser uma cidade turística, se faz necessário que todos tenham acesso a esse tipo de conhecimento”, disse Enaldo Zacarias, vice-diretor da unidade de ensino.
“Foi muito legal. Eu aprendi muitas coisas sobre Penedo, como os pontos turísticos, a gastronomia e as belezas naturais”, disse Alan José, um dos estudantes beneficiado. E na próxima semana, alunos e alunas da Barão de Penedo participarão de um city tour guiado pelo Centro Histórico e passearão pelo Rio São Francisco, a bordo de um catamarã.
Concurso de fotografia e frase
O trabalho do governo Ronaldo Lopes/João Lucas também promove a primeira edição do concurso de fotografia e frase, iniciativa para retratar a cidade por meio de perspectivas diferentes e criativas, explorando um novo olhar e vivência sobre assuntos abordados no decorrer do protejo Turismo do Saber.
Os melhores trabalhos serão premiados, com os ganhadores recebendo um laptop (1º lugar), um smartphone (2º lugar) e um tablete (3º lugar).