Projetar a diversidade turística de Maceió e promover o desenvolvimento regional e local por meio do turismo tem sido alguns dos principais desafios da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). Das comunidades tradicionais de rendeiras e pescadores aos hotéis cinco estrelas, o turismo na capital alagoana fortalece a identidade cultural local, atrai investimentos, gera e distribui renda, capacita profissionais e promove a imagem do destino nacionalmente.
Para isso, a Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) tem ampliado sua atuação por meio de ações de estruturação, promoção e captação de recursos. Para subsidiar as diversas estratégias nessas áreas, foi elaborado um inventário inédito da oferta turística de Maceió, com informações sobre as potencialidades e os atrativos já consolidados de cada bairro.
O inventário também vai servir para o Projeto de Sinalização Turística de Maceió, que já está em andamento. Os recursos já captados vão financiar a instalação de 100 placas de indução de fluxo e de sinalização, além de dois totens para as entradas da cidade.
Orla limpa, organizada e sustentável
Numa articulação com a Braskem e outros órgãos governamentais, a Semptur participou da elaboração do projeto de eliminação das línguas sujas no trecho de praia que vai da Pajuçara ao Posto 7, o que terá impacto direto na imagem turística da capital.
Para complementar a ação, o Projeto Praia Viva, que conta com a parceria da agência Desenvolve e o Sebrae para melhorar o ordenamento da orla, a formalização e capacitação dos prestadores de serviços e a sustentabilidade das atividades turísticas nesse trecho com a implementação de coleta seletiva na praia.
Projeção nacional
Como o foco de fortalecer as diferentes vocações do destino na área de gastronomia, cultura, aventura e natureza, foi criada a marca Experimente Maceió. A estratégia incluiu a criação de um vídeo institucional, a abertura e gestão de perfis nas redes sociais e campanhas, como “200 motivos para se apaixonar”, voltadas à divulgação dos 200 anos da cidade. Com quatro meses de veiculação, o vídeo institucional já alcançou mais um milhão de pessoas.
Outra linha de atuação envolve parcerias com instituições como o Maceió Convention&Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), com o foco de fortalecer o turismo de negócios e a promoção do destino Maceió nacional e internacionalmente. As ações voltadas à divulgação do destino nacionalmente também têm trazidos resultados expressivos. O projeto Velas Artes, por exemplo, repercutiu em 40 veículos diferentes, incluindo os maiores jornais e portais do País. Também foram veiculadas reportagens nacionais e internacionais sobre o potencial gastronômico, os 200 anos da cidade e os atrativos naturais em publicações como a revista Forbes, o portal UOL, a revista Azul Magazine, o portal das Olimpíadas, o Catraca Livre e o G1 nacional, além da repercussão nos veículos locais.