O SEO é um conjunto de técnicas e ferramentas que visa melhorar a posição de um site na busca orgânica do Google ou de qualquer outro buscador. Essa estratégia, presente no marketing digital, deve ser aplicada também para os dispositivos móveis: temos então o SEO para mobile.
Antes de mais nada: o site é responsivo?
Atualmente, é bem provável que um site tenha maior taxa de visualização através dos gadgets, que são, basicamente, dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Afinal, estes aparelhos estão presentes em todo lugar e a qualquer hora. Sendo assim, fica muito mais fácil fazer uma pesquisa no Google através do celular.
Por esse motivo, as empresas e agências de marketing digital precisam se preocupar com a responsividade dos sites. Um site responsivo — que se adapta às diferentes telas — conseguirá atender as demandas daquele cliente que encontrou a empresa através do seu smartphone.
No entanto, depois de desenvolver um site mobile, é preciso pensar na otimização SEO para os gadgets.
A forma com que as pessoas navegam nos notebooks e smartphones é diferente. Portanto, as estratégias de otimização de sites SEO também precisam adotar um outro direcionamento.
Quer aprender como aplicar o SEO para mobile? Continue a leitura!
Ferramentas do SEO para mobile e como utilizá-las
Garantir a responsividade dos sites às telas dos dispositivos móveis não é o suficiente. É preciso pensar em velocidade, padrão de uso e, principalmente, experiência do usuário. Tudo isso no smartphone.
Para avaliar e melhorar estes itens do site mobile, a alternativa também é a otimização SEO e o Google disponibiliza ferramentas incríveis para esse fim.
Conheça agora duas dessas ferramentas: o Google Mobile First Index e o Mobile Friendly.
1. Google Mobile First Index: otimização SEO mobile
O nome já diz tudo: sites mobile têm prioridade nas buscas. Ou seja, sites que possuem a versão para tablets e celulares são melhores indexados e, consequentemente, possuem maiores chances de ocupar a primeira posição.
Essa foi uma grande mudança no SEO para mobile que o Google vem aplicando desde 2019. E o marketing digital teve que se adaptar mais rápido.
Para que o site tenha essa vantagem de otimização SEO, é preciso que, primeiro, apresente duas versões, a mobile e a desktop.
Mas, o trabalho não é tão simples assim. É preciso que todos os conteúdos sejam idênticos. Os desenvolvedores costumam retirar páginas do mobile site para que ele não fique sobrecarregado na versão móvel. Agora o Google proíbe isso.
Outro ponto também é a identificação das páginas do site ao passar pela otimização. É necessário que exista uma equivalência entre as URLs para que o Google entenda que as duas versões pertencem, realmente, ao mesmo site.
O Google Mobile First Index é uma ótima ferramenta para fazer o site mobile aparecer mais rapidamente na busca orgânica. Porém, para que as adaptações sejam feitas corretamente, contar com uma consultoria SEO também é super importante.
2. Mobile Friendly: SEO e experiência do usuário
O Google Mobile Friendly é capaz de identificar a responsividade do site às telas móveis, mas não é só isso.
Além de classificar o site como responsivo ou não, essa ferramenta consegue fornecer informações para que a experiência do usuário seja priorizada.
Todos esses pontos fazem parte da estratégia de marketing digital SEO, com o objetivo de manter o usuário em navegação.
Tópicos como rápido carregamento de páginas e resposta a comandos são as principais informações, já que o Mobile Friendly é uma ferramenta de otimização para mobile.
Porém, se você deseja saber quanto tempo um usuário navega por uma determinada página, também é possível definir por lá.
O Mobile Friendly disponibiliza relatórios de navegação e assim, é possível melhorar o SEO tanto das páginas quanto dos conteúdos dos sites mobile.
