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Tudo o que você precisa saber sobre SEO para mobile

O SEO é um conjunto de técnicas e ferramentas que visa melhorar a posição de um site na busca orgânica do Google ou de qualquer outro buscador. Essa estratégia, presente no marketing digital, deve ser aplicada também para os dispositivos móveis: temos então o SEO para mobile.

Antes de mais nada: o site é responsivo?

Atualmente, é bem provável que um site tenha maior taxa de visualização através dos gadgets, que são, basicamente, dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Afinal, estes aparelhos estão presentes em todo lugar e a qualquer hora. Sendo assim, fica muito mais fácil fazer uma pesquisa no Google através do celular.

Por esse motivo, as empresas e agências de marketing digital precisam se preocupar com a responsividade dos sites. Um site responsivo — que se adapta às diferentes telas — conseguirá atender as demandas daquele cliente que encontrou a empresa através do seu smartphone.

No entanto, depois de desenvolver um site mobile, é preciso pensar na otimização SEO para os gadgets.

A forma com que as pessoas navegam nos notebooks e smartphones é diferente. Portanto, as estratégias de otimização de sites SEO também precisam adotar um outro direcionamento.

Quer aprender como aplicar o SEO para mobile? Continue a leitura!

Ferramentas do SEO para mobile e como utilizá-las

Garantir a responsividade dos sites às telas dos dispositivos móveis não é o suficiente. É preciso pensar em velocidade, padrão de uso e, principalmente, experiência do usuário. Tudo isso no smartphone.

Para avaliar e melhorar estes itens do site mobile, a alternativa também é a otimização SEO e o Google disponibiliza ferramentas incríveis para esse fim.

Conheça agora duas dessas ferramentas: o Google Mobile First Index e o Mobile Friendly.

1. Google Mobile First Index: otimização SEO mobile

O nome já diz tudo: sites mobile têm prioridade nas buscas. Ou seja, sites que possuem a versão para tablets e celulares são melhores indexados e, consequentemente, possuem maiores chances de ocupar a primeira posição.

Essa foi uma grande mudança no SEO para mobile que o Google vem aplicando desde 2019. E o marketing digital teve que se adaptar mais rápido.

Para que o site tenha essa vantagem de otimização SEO, é preciso que, primeiro, apresente duas versões, a mobile e a desktop.

Mas, o trabalho não é tão simples assim. É preciso que todos os conteúdos sejam idênticos. Os desenvolvedores costumam retirar páginas do mobile site para que ele não fique sobrecarregado na versão móvel. Agora o Google proíbe isso.

Outro ponto também é a identificação das páginas do site ao passar pela otimização. É necessário que exista uma equivalência entre as URLs para que o Google entenda que as duas versões pertencem, realmente, ao mesmo site.

O Google Mobile First Index é uma ótima ferramenta para fazer o site mobile aparecer mais rapidamente na busca orgânica. Porém, para que as adaptações sejam feitas corretamente, contar com uma consultoria SEO também é super importante.

2. Mobile Friendly: SEO e experiência do usuário

O Google Mobile Friendly é capaz de identificar a responsividade do site às telas móveis, mas não é só isso.

Além de classificar o site como responsivo ou não, essa ferramenta consegue fornecer informações para que a experiência do usuário seja priorizada.

Todos esses pontos fazem parte da estratégia de marketing digital SEO, com o objetivo de manter o usuário em navegação.

Tópicos como rápido carregamento de páginas e resposta a comandos são as principais informações, já que o Mobile Friendly é uma ferramenta de otimização para mobile.

Porém, se você deseja saber quanto tempo um usuário navega por uma determinada página, também é possível definir por lá.

O Mobile Friendly disponibiliza relatórios de navegação e assim, é possível melhorar o SEO tanto das páginas quanto dos conteúdos dos sites mobile.