×

Política

TSE julga pedido de cassação do mandato do Governador Teotônio Vilela nesta terça, 13

Governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB)

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral deve julgar na sessão desta terça-feira, 13 de dezembro, o recurso interposto pelo candidato ao Governo de Alagoas derrotado nas eleições de 2010, Ronaldo Lessa (PDT) contra o atual governador Teotônio Vilela Filho (PSDB). Lessa acusa Vilela de abuso de poder político e econômico, possivelmente praticado entre agosto e setembro de 2010, quando foram distribuídas 1,6 mil ovelhas a produtores rurais do Agreste e do Sertão.

O governador Teotônio Vilela declarou durante entrevista à imprensa alagoana que está tranquilo e que não cometeu o crime pelo qual está sendo acusado pelo seu opositor. Já Ronaldo Lessa está confiante na vitória e como já declarou em outras oportunidades, acredita que voltará a sentar na cadeira principal do Palácio República dos Palmares.

O processo em tela já foi julgado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), que na oportunidade considerou por unanimidade a ação improcedente por entender que a distribuição de ovinos não tinha relação com a eleição, uma vez que o programa foi criado quando o Estado ainda era comandado pelo engenheiro Ronaldo Lessa. O mesmo entendimento teve, à época, a Procuradoria Regional Eleitoral.

Já a Procuradoria da República entendeu que a distribuição dos animais teve ligação direta com as eleições e por isso pediu em junho deste ano a cassação do governador Teotônio Vilela Filho. Caso o governador e o vice sejam condenados, além de perderem o mandato poderão ficar inelegíveis por três anos.

O relator do processo é o ministro Arnaldo Versiani.