×

Alagoas

Trotes no Samu de Alagoas chegam a 137 mil em 5 meses

Ligações que parecem chamados reais acabam não sendo computadas

Alerta! Os dados estatísticos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas revelam que mais da metade das ligações que o órgão recebeu de janeiro a maio deste ano foram registradas como trote.

De acordo com o levantamento, pouco mais de 137 mil ligações, das 218,8 mil, para a central de emergência foram com brincadeiras ou cantadas às atendentes.

As informações foram divulgadas durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maceió, que teve como objetivo discutir alternativas para reduzir o número de trotes e, consequentemente, o tempo de atendimento das equipes à ocorrência.

Ainda segundo o Samu, as ligações com trotes que parecem chamados reais acabam não sendo computadas, mas mesmo assim, o órgão alerta para os prejuízos causados a quem realmente precisa do serviço.

Um dos problemas é ocupar a linha telefônica com esse tipo de ligação, impedindo que um chamado real chegue à central para que o socorro seja feito a alguma vítima. Uma lei estadual de 2012 prevê a punição à prática do trote, mas ela nunca foi regulamentada.