Troféu de Participação do Circuito Penedo de Cinema 2018
Representantes de cada produção exibida nas mostras competitivas do Circuito Penedo de Cinema receberam uma singela homenagem ao longo da semana: um Troféu de Participação.
De acordo com o coordenador geral do Circuito, Sérgio Onofre, o troféu foi idealizado para simbolizar que todos os 52 filmes selecionados já são considerados vencedores pelo evento.
“Quase batemos a marca dos 500 filmes inscritos, então eleger mais de 50 bons filmes desse montante já é considerado uma vitória. Temos 52 vencedores”, explicou Onofre.
Com a proposta definida, veio o questionamento sobre como ele seria. Foi aí que surgiu a ideia de o troféu ser em formato de carranca. A escultura de feições animalescas era usada na frente dos barcos para espantar os maus espíritos pelo caminho e hoje é um dos símbolos do Rio São Francisco.
O processo de confecção das carrancas envolve precisão, numa mistura de força e delicadeza a cada ferramenta usada para esculpir madeira. A partir de um bloco de 18 centímetros de cedro – madeira escolhida para o trabalho – o troféu ganhou forma por meio das mãos de Jeorge Santeiro, artesão de Penedo, que desenvolve o ofício há 38 anos.
Por meio do Circuito Penedo, o trabalho do santeiro vai chegar a 52 diferentes cantos do Brasil. “É um prazer saber que pessoas vão levar para suas casas um trabalho meu. Quando perguntarem, vão dizer que são minhas”, comemorou Santeiro.
O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.
