Xavi, Messi e Iniesta: Melhor jogador do mundo será do Barcelona
Os espanhóis Xavi Hernández e Andrés Iniesta e o argentino Lionel Messi, todos os três do Barcelona, são os finalistas da Bola de Ouro da Fifa, que premiará no dia 10 de janeiro, em Zurique, na Suíça, o melhor jogador de 2010. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, em Paris, pela entidade que comanda o futebol mundial e a revista “France Football”.
Entre as mulheres, a brasileira Marta tentará o quinto título de melhor do mundo.
O novo formato da premiação, nascido da fusão dos prêmios Bola de Ouro, entregue desde 1956 pela publicação francesa, e o ‘FIFA World Player’, criado em 1991, homenageia deste modo a seleção da Espanha, campeã do mundo, e o jogo bonito do Barcelona.
Os espanhóis Vicente del Bosque e Pep Guardiola e o português José Mourinho são os três finalistas na categoria de melhor treinador.
Na categoria feminina, a brasileira Marta, vencedora nos últimos quatro anos, disputará o prêmio com as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj.
Esta é a terceira vez na história da Bola de Ouro que três jogadores do mesmo clube disputam as primeiras posições, depois do Milan em 1988 e 1989.
A votação do melhor jogador do mundo em 2010 teve a participação dos técnicos e capitães das seleções nacionais das 208 federações da Fifa, além de um painel de 154 jornalistas internacionais.
O holandês Wesley Sneijder, que conquistou a Copa dos Campeões da Europa, o campeonato local e a Copa da Itália, e o o uruguaio Diego Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul-2010, estavam cotados, mas ficaram de fora da lista final. A pré-lista de 32 nomes também possuía os brasileiros Daniel Alves, Maicon e Julio Cesar.
