×

Alagoas

Tribunal Regional Eleitoral recadastra eleitores neste final de semana

O vice-presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), desembargador Orlando Manso, autorizou o funcionamento, excepcionalmente, sábado e domingo próximos (dias 6 e 7), do cartório da 17ª Zona Eleitoral com sede em São Luiz do Quitunde, e do posto de atendimento instalado pela mesma repartição, no Ginásio de Esportes da cidade termo de Barra de Santo Antônio, para atender a demanda em relação ao recadastramento biométrico, obrigatório do eleitorado deste último município.

O mesmo tipo de providência também foi adotado no tocante ao município de Rio Largo, sendo que nesta cidade -sede da 15ª Zona Eleitoral- o cartório eleitoral funcionará também nestes sábado e domingo e no sábado e domingo (dias 13 e 14), uma vez que o recadastramento do eleitorado local será finalizado na quarta-feira (17 deste mês).

Ao contrário de Barra de Santo Antônio, onde os mesmos procedimentos de coleta de foto e de dados biométricos dos eleitores serão encerrados já na próxima quarta – feira (10).

O Tribunal Eleitoral apela aos eleitores para que evitem os problemas que sempre ocorrem nas últimas horas do prazo estabelecido para os serviços dessa natureza. Principalmente das duas cidades citadas, onde o comparecimento das pessoas para o recastramento ainda não corresponde às expectattivas da própria Justiça Eleitoral. Sem esquecer os eleitores cadastrados como domiciliados em Chã Preta, Poço das Trincheiras e Jaramataia. Também nestas três últimas cidades, as atividades referentes à revisão eleitoral serão concluídas na quarta-feira (10).

Até o início da tarde de ontem (dia 3), em Barra de Santo Antônio faltavam ser recastrados cerca de 45% dos 9.197 eleitores da localidade; quase a metade do eleitorado em Poço das Trincheiras, aproximadanente 27 mil dos 48.280 votantes cadastrados no cartório de Rio Largo, 2.034 dos 5.703 eleitores em Chã Preta e cerca de 30% dos 4.637 eleitores que votaram nas últimas eleições em Jaramataia.

Quem não se recadastrar terá o título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis a quem não possui inscrição eleitoral regular. Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Para o atendimento, os eleitores devem apresentar documento de identidade -exceto passaporte – e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação não será aceita para a confecção do primeiro título, caso em que os cidadãos do sexo masculino com 18 anos ou mais deverão apresentar, também, certificado de alistamento militar ou de reservista.