×

Alagoas

Tribunal de Contas discute parceria com Ouvidoria do Estado

Integrantes da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL) fizeram, na manhã desta segunda-feira (7), uma visita à Ouvidoria-Geral do Estado, onde foram recebidos pelo chefe de gabinete, Marivaldo Coutinho. As coordenadoras da Ouvidoria do TC, Isadora Nogueira e Maria Betânia Lessa, conversaram sobre a consolidação de parcerias e projetos integrados entre as duas instituições e se colocaram à disposição da ouvidoria-geral para possíveis ações que possam ser desenvolvidas conjuntamente. Elas elogiaram o trabalho realizado pelo Estado nesta área e afirmaram que o Tribunal de Contas de Alagoas tem todo interesse em trabalhar como parceiro na realização de ações que possam aproximar cada vez mais a população dos serviços públicos prestados pelas duas instituições.

“Temos consciência de que o Tribunal de Contas pode sair de sua sede e ir às prefeituras; aos municípios. Ou seja, estar próximo do povo para ouvir suas demandas, sugestões, reclamações, elogios, entre outros. E é justamente isso o que esperamos com essa parceria que pode ser desenvolvida com o Estado. Na verdade, viemos conhecer mais do trabalho da Ouvidoria e trocar ideias”, afirmou Isadora Nogueira, ao destacar que a proposta de ampliação das ações da Ouvidoria do TC é uma iniciativa da conselheira-ouvidora Rosa Maria Albuquerque Freitas.

Segundo ela, a conselheira ficou bastante admirada com o material de divulgação produzido pela Ouvidoria e as ações nele contidas. Ela destacou principalmente o relatório de ações recém-publicado referente aos quatro anos de gestão, onde estão contidos todos os projetos desenvolvidos pela Ouvidoria de Alagoas, entre eles Ouvidoria nas Escolas; Ouvidoria nas Comunidades; Ouvidoria Vai às Ruas; Ouvidoria Cidadã e o Governo Perto de Você, que por determinação do governador Teotonio Vilela Filho foi coordenado pelo ouvidor-geral, Claudionor Araújo, em parceria com sua equipe de trabalho. “É um material com um conteúdo muito bom. Acreditamos que poderemos realizar ações semelhantes em parceria com a Ouvidoria do Estado”, afirmou Isadora .

A coordenadora da Ouvidoria do TC disse ainda que desde que foi criada, em 2006, a Ouvidoria do Tribunal tem recebido um número bastante significativo de demandas, vindas sobretudo de prefeituras do interior, e salientou que o importante é não deixar nada sem resposta. “É essa a orientação da ouvidora Rosa Maria Albuquerque Freitas. E a Ouvidoria do Estado tem muito a nos oferecer”, relata. Integram ainda a Ouvidoria do TC as funcionárias Manuela Carvalho e Maristela Alcântara.

O chefe de gabinete da Ouvidoria-geral, Marivaldo Coutinho, destacou a importância da visita e da proposta de parceria com o Tribunal de Contas. “Esse tipo de iniciativa só tende a contribuir com nosso trabalho. Além de significar que as ações desenvolvidas pela Ouvidoria estão dando certo. É importante estarmos próximos de órgãos públicos como o Tribunal de Contas e dessa forma consolidarmos cada vez mais nosso papel, que é manter contato permanente com a população, servindo como elo entre os cidadãos e o governo. É essa a determinação e orientação que nos é passada diariamente pelo ouvidor Claudionor Araújo”, ressalta Coutinho.