O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Isnaldo Bulhões, determinou a inspeção “in loco” na contabilidade das prefeituras de Colônia Leopoldina, Nova Lino, São José da Laje, Santana do Mundaú e União dos Palmares. Os técnicos do TCE deverão investigar as denúncias de diversas irregularidades feitas pelo promotor de Justiça Jorge Bezerra.
Entre as irregularidades estão licitações fraudulentas, pagamentos irregulares e emissão de notas fiscais suspeitas. O vice-presidente e representante do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa comunicou o envio imediato das equipes de fiscalização aos municípios denunciados durante reunião no Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (FOCCO).
“Estamos orientando rigor e agilidade às equipes devido à seriedade das denúncias”, explicou o conselheiro Otávio Lessa. As equipes do TCE/AL são formadas por técnicos de controle externo, com especialização em auditoria e medição, além de procuradores designados pela Presidência do TCE/AL.
Criado e instalado em 28 de novembro de 2008, o Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (FOCCO/AL) é uma iniciativa conjunta da sociedade civil e de instituições públicas locais que atuam para facilitar o intercâmbio de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção. Além do TCE/AL, participam do FOCCO cerca de 30 instituições listadas no site oficial do FOCCO: www.foccoalagoas.org.
