Criado, através da Lei Estadual nº 1.365, de 29 de novembro de 1947, o Tribunal de Contas de Alagoas, comemora na próxima segunda -feira (30), 62 anos de existência.
Tendo como função constitucional, potencializar e tornar eficazes ações de órgãos públicos. O Tribunal de Contas do Estado, funciona como um julgamento técnico dos atos públicos. O controle exercido por ele visa a combater e prevenir ilegalidades, falhas não intencionais, corrupção, descaso, desperdício e o uso pessoal da máquina estatal.
Entre as diversas tarefas que o Tribunal possui, algumas são de grande importância, no que se refere a fiscalização de órgãos públicos: investigar e analisar os atos praticados pelos gestores públicos, detectando limitações, falhas e irregularidades; aplicar multas diante de condutas irregulares no trato da coisa pública e acionar os poderes competentes, diante de irregularidades ou abusos apurados
Hoje, o pleno do Tribunal de Contas de Alagoas, possui seis conselheiros: Isnaldo Bulhões Barros (presidente); Otávio Lessa de Geraldo Santos (vice-presidente); Luiz Eustáquio Toledo (corregedor); Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque (ouvidora); Cícero Amélio da Silva e Maria Cleide Costa Bezerra.
A programação da próxima segunda-feira é a seguinte:
09 horas – Hasteamento das bandeiras no pátio externo.
09.30 – Sessão especial no plenário
Após a sessão especial, haverá a entrega do certificado pelo Presidente Isnaldo Bulhões, do Curso de Auditoria Governamental turmas 1 e 2
10.30 – Celebração dos 62 anos do TCE/AL no Auditório Jorge Assunção
11.10 – Recital Coral no Auditório Jorge Assunção
11.30 – Coquetel.