×

Penedo

Tribos indígenas deixam área do Balneário Santa Amélia e ocupam terreno na zona rural de Penedo; veja reportagem completa!

Repórter Áurea Carvalho entrevista um dos representantes do movimento - Foto: aquiacontece.com.br

A repórter Áurea Carvalho, do portal Aqui Acontece, acompanhou de perto na manhã desta quarta-feira, 20 de agosto, a situação das tribos indígenas das etnias Pankararu, Xucuru Kariri e da Aldeia Luzia, que estavam acampadas há meses na área do Balneário Santa Amélia, em Penedo.

De acordo com informações, na última terça-feira, 19 de agosto, os indígenas deixaram o local e passaram a ocupar uma área situada nas imediações do povoado Capela, na zona rural do município. O grupo afirma que a mudança se deu pela busca de melhores condições e maior visibilidade para suas reivindicações.

Um dos representantes do movimento explicou que a decisão foi tomada após dificuldades de negociação.

“Estou aqui mais uma vez representando nosso povo das etnias Pankararu, Xucuru Kariri e da Aldeia Luzia, de Alagoas e Pernambuco, reivindicando nossos direitos. Estamos agora em uma base federal e esperamos com isso que nossas demandas sejam atendidas. Já fomos informados que o Ministério Público Federal e a Funai já estão se deslocando para iniciar o diálogo conosco”, declarou.

O indígena destacou ainda que a mudança busca garantir condições básicas para a comunidade.

“Nós não tínhamos como receber assistência no outro local. Tentamos negociação, mas não houve acordo. Como esta é uma área federal, decidimos ocupar por conta própria. Aqui acreditamos que haverá apoio, com assistência para nossas crianças, gestantes e para todo o povo, porque precisamos de um espaço digno para viver como indígenas e exercer nossos direitos”, completou.

Confira todos os detalhes dessa mudança e as declarações completas dos representantes indígenas na reportagem em vídeo produzida pela redação do aquiacontece.com.br, o maior e mais acessado portal de notícias do interior de Alagoas. Assista abaixo e entenda melhor as reivindicações e expectativas das comunidades Pankararu, Xucuru Kariri e da Aldeia Luzia: