×

Negócios/Economia

Startups de AL estão entre as vencedoras do Demo Brasil

Projetos voltados ao empreendedorismo digital irão concorrer com empresas de todo o país na final do encontro

Três startups alagoanas estão entre as nove finalistas da etapa Nordeste do Demo Brasil, que aconteceu em Maceió nos últimos dias 29 e 30 no Centro de Convenções. Dez projetos alagoanos foram selecionados entre um total de 25 em toda a região. As empresas Stant, Kloset e Piggo foram consideradas as com maior potencial de crescimento e vão disputar a fase nacional em junho, no Rio de Janeiro.

Startup da categoria de serviços/engenharia civil, a Stand ficou entre as cinco primeiras colocadas, com a ideia de uma plataforma mobile que permite que engenheiros e gestores de construtoras gerenciem e acompanhem todo o processo de realização da obra.

Já o aplicativo Kloset, classificado em sétimo lugar, é voltado para o setor de varejo e tem como base o consumo feminino voltado para o mercado de moda e beleza. As mulheres cadastradas são informadas sobre onde encontrar produtos e serviços com preços promocionais ou em liquidação na cidade em que moram ou nas proximidades de onde estiverem. Além de permitir a escolha de 21 categorias para o recebimento de notificações – as categorias variam entre roupas, calçados, acessórios e artigos do lar -, o aplicativo ainda disponibiliza fotos do produto e as formas de pagamento dos estabelecimentos.

O oitavo lugar foi destinado à terceira startup alagoana vencedora da etapa Nordeste. Voltado para o mercado financeiro, o Piggo é um sistema de pagamento móvel, especializado em micropagamentos, que visa funcionar como um sistema de troco eletrônico, uma alternativa à falta de troco para os comerciantes. Os consumidores terão a oportunidade de ter um “porta-níquel” digital e, ao acumularem o troco, poderão utilizá-lo para recarga de celular, doação, transferir para outro usuário, realizar pagamentos nos estabelecimentos que também tenham o sistema ou usufruir de outros serviços que serão incorporados gradativamente.

A grande vencedora da etapa Nordeste foi a startup pernambucana OAB de Bolso, da categoria serviços/educação, que oferece uma plataforma com material de estudo completo para estudantes de Direito que vão fazer o exame da Ordem. O aplicativo – que se tornou o mais relevante em seu segmento em um período de seis meses, com uma média de 700 a 800 downloads por dia – conta com questões de provas passadas comentadas por meio de texto e vídeo, além de permitir a resolução de simulados, o acompanhamento de desempenho, e o acesso a dicas diárias e a toda a legislação necessária para a prova.

Além das três startups selecionadas para a etapa nacional, Alagoas foi representada na etapa Nordeste do Demo Brasil pelas empresas Dante (da área de publicidade e mídia), Doe Alagoas (cidades inteligentes), Dois V (educação), Hemo (saúde), Eng (educação), Miraklon (serviços) e MyTv (publicidade e mídia).

O evento, destaque mundial na área de empreendedorismo digital e inovação tecnológica, é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e pelo Sebrae.

Premiação – A OAB de Bolso receberá como prêmio um Programa de Aceleração da 85Labs em Fortaleza, com duração de 90 a 180 dias, com opção de aporte de capital de R$ 30 mil. Os demais ganhadores terão participação gratuita na próxima edição do evento, com stand de exposição e apresentação no palco para disputar a final do Demo Brasil 2014, nos dias 3 e 4 de junho, no Rio de Janeiro.

Conheça as nove startups nordestinas que vão participar da etapa final do Demo Brasil:

1° lugar – OAB de Bolso (PE)
Serviços/ Educação. Plataforma com material completo para estudantes de Direito que vão fazer o Exame da Ordem. Conta com questões de provas passadas comentadas em texto e vídeo, simulados, avaliação de desempenho e dicas diárias.
2° lugar – Blueeye (RN)
Varejo. Oferece alternativa para pesquisa de mercado realizada pelas empresas de forma que não seja invasiva para os clientes. Por meio de uma câmera localizada em local estratégico e uma plataforma cloud, é possível gerar dados em tempo real sobre o fluxo de pessoas que passam em frente à câmera, como o gênero, faixa etária e grupos familiares, a fim de que as empresas direcionem suas ações para um público real.
3° lugar – Estudorama (PE)
Educação. Uma plataforma de interação entre professores e alunos que centraliza e categoriza conteúdo escolar de qualidade e com fácil acesso.
4° lugar – Mobipass (PE)
Pagamentos móveis. Permite ao usuário fazer pedidos e pagar contas em bares, restaurantes e casas noturnas via celular.
5° lugar – Stant (AL)
Serviços/Engenharia Civil. Plataforma mobile que permite a engenheiros e gestores de construtoras gerenciar e acompanhar todos os serviços de uma obra.
6° lugar – Kloset (AL)
Varejo. Aplicativo para Android e iOS voltado para o consumo feminino, moda e beleza. As mulheres cadastradas são informadas sobre onde encontrar produtos e serviços com preços promocionais ou em liquidação.
7° lugar – 28 dias (PB)
Saúde. Aplicativo que avisa a mulher quando a TPM se aproxima e interage com o usuário durante todo o período, com dicas para mulheres e homens de como amenizar os sintomas e lidar com o estado emocional.
8° lugar – Piggo (AL)
Mercado Financeiro. Sistema de pagamento móvel especializado em micropagamentos que tem como objetivo principal funcionar como um troco eletrônico, uma alternativa à falta de troco para os comerciantes.
9° lugar – Glocal Arts (PB)
É um marketplace voltado para a divulgação de artistas, suas experiências, histórias e obras, com o objetivo de potencializar o alcance e facilitar o contato com grupos consumidores.
registrado em: Inovação