Eleição acontece no próximo domingo
Faltando menos de 24 horas para o prazo final de inscrições das chapas que irão concorrer a eleição indireta de governador e vice-governador de Alagoas, o protocolo da Assembleia Legislativa (ALE) tem três chapas inscritas. A eleição ocorre no domingo, dia 15 de maio, às 13 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas e o prazo final para as incrições é nesta quinta-feira, 12, às 13 horas.
A primeira chapa inscrita é composta pelos bombeiros militares Luciano Valdomiro Silva Fontes e Rogers Tenório dos Santos. Encabeçando a chapa, Luciano Valdomiro Silva Fontes é natural de Arapiraca, tem 43 anos de idade e residente em Maceió. Ele é cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, lotado no 3º GBM. Já o candidato a vice-governador, Rogers Tenório dos Santos, é maceioense, tem 48 anos e é 3º sargento pertencente ao 9º GBM.
O deputado Cabo Bebeto e o vereador por Maceió, Leonardo Dias, ambos do PL, formam a segunda chapa inscrita para concorrer aos cargos de governador e vice-governador, respectivamente. A inscrição foi protocolada na manhã desta quarta-feira, 11, em conformidade com o edital publicado pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor.
Flávio Henrique Catão Nogueira e Rocielle Almeida Pacheco apresentaram, conjuntamente, suas candidaturas a governador e vice-governador do Estado na tarde desta quarta-feira, 11, na Assembleia Legislativa. É a terceira chapa inscrita no protocolo da Casa até o momento. O servidor público Flávio Catão tem 41. Ele é natural do município de São José da Laje, onde disputou o cargo de vice-prefeito nas eleições de 2020. Rocielle Pacheco é economista, advogada e servidora pública municipal.
Qualquer cidadão ou cidadã poderá se inscrever aos cargos, desde que brasileiro, estar no pleno exercício dos direitos políticos, possuir alistamento eleitoral, ter domicílio eleitoral no estado de Alagoas, estar filiado a partido político, ter idade mínima de 30 anos, não apresentar nenhuma das hipóteses de inelegibilidade previstas no artigo 14 da Constituição Federal e na Lei Complementar 64/1990.
Todas as inscrições serão publicadas no Diário Oficial Eletrônico do Poder, correndo a partir dessa data o prazo improrrogável de 48 horas para apresentação de eventual pedido de impugnação, que será submetido à Mesa Diretora para decisão imediata. Foi estabelecido prazo de 24 horas para defesa pelo impugnado.
