Diretor de Fiscalização do Procon, Denys Malta, afirmou que foi constatado a péssima qualidade na prestação dos serviços da Caixa
Após denúncias e o acompanhamento na imprensa, dos últimos acontecimentos com relação as agências bancárias de Penedo, fiscais e um diretor da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), estiveram fiscalizando nesta segunda-feira (10), três unidades da cidade.
A inciativa também partiu após quatro correntistas da Caixa Econômica questionarem por denúncia à qualidade no atendimento do banco estatal.
“Estávamos monitorando os bancos de Penedo através dos meios e pelas redes sociais. Também recebemos quatro denúncias contra a Caixa. Diante da série de motivos, tomamos a inciativa de realizar essa fiscalização em dois bancos estatais e um privado”, esclareceu o diretor de Atendimento da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), Denys Malta.
Os bancos alvos da blitz foram: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco. Os três estabelecimentos foram notificados baseado na constatação do descumprimento de normas e, até, do desrespeito a uma lei estadual que busca salvaguardar o cliente.
“Apesar do único banco a receber denúncias ter sido a Caixa Econômica, em todos os fiscalizados detectamos irregularidades. O Bradesco foi notificado por descumprir a lei estadual do biombo, que obriga agências bancárias a instalar painéis opacos nos caixas de atendimento. Desta forma, os clientes são protegidos e, quem está de fora, não visualiza a movimentação do correntista. Também não existe monitor de senha no caixa, o que é proibido. O cliente precisar ver o que está acontecendo”, pontuou Malta.
Já na agência do Banco do Brasil, os fiscais constaram a falta de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Os bancos são obrigados a ter um caixa exclusivo, isso na altura do cadeirante ou, de uma pessoa que necessite ser atendida sentada.
Com relação a Caixa Econômica Federal, alvo de várias reclamações por parte da mídia e dos milhares de correntistas que fazem uso do banco estatal, foi notificada pela má qualidade na prestação dos serviços, filas de espera e demora no atendimento.
“Notificamos as agências fiscalizadas e no prazo de dez dias, poderão apresentar a suas respectivas defesas. A partir daí, a depender do que for apresentado, poderemos multá-las. E se os problemas persistirem, voltamos a puni-las”, concluiu o diretor de Atendimento da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), Denys Malta.
