×

Penedo

Treinamento para triagem da UPA deve começar, adverte Dr. Raimundo Souza

Treinamento para atendimento na UPA já deve começar, alerta Dr Raimundo

Preocupado com a qualidade do serviço que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve oferecer à população de Penedo e região, o vereador Raimundo Jorge Rosário Souza (DEM) adverte para o início do treinamento do pessoal responsável pela triagem de pacientes no local que vai substituir a Unidade de Emergência Antônio de Jesus, pronto-socorro situado em Penedo e que também atende pacientes de cidades vizinhas.

O parlamentar que é cirurgião geral e ex-secretário de Saúde de Penedo explicou durante a segunda sessão ordinária do mês de agosto que o funcionamento idealizado para a UPA é diferente do serviço prestado na Unidade de Emergência de Penedo. Além da exigência de atendimento humanizado, a estrutura que segue normatização do Ministério da Saúde deve estar preparada para avaliar a condição do paciente, em alguns casos, antes mesmo de sua entrada na unidade.

Central de acolhimento

“Haverá uma central de acolhimento na UPA, que funciona como porta de entrada da unidade, onde será feita a classificação de risco”, disse o parlamentar sobre o setor onde será feita a recepção e triagem do paciente, procedimento que determinará o encaminhado para a área que corresponde ao grau de risco de morte para o paciente. Em determinadas situações, essa informação sobre o estado de saúde da vítima já foi antecipada pela central de regulação que encaminhou o paciente.

As vítimas de acidente com traumas em mais de um membro (politraumatismos), traumas de crânio, queimaduras grave e os ainda não caracterizados como de emergência tem prioridade zero, ou seja, atendimento imediato, são casos para a chamada Área Vermelha.
Os casos de urgência (prioridade um) precisam ser atendidos em, no máximo, 15 minutos, sendo os casos da Área Amarela (fraturas, crises de asma, sequelas de AVC, infecções graves, crises convulsivas, vômitos, sinais de desidratação, febre de 39/40 graus, por exemplo).

Consultas nas Áreas Verde e Azul

Quem precisar de uma consulta – a maior demanda da Unidade de Emergência de Penedo – deve sair da triagem acolhimento para a Área Verde, onde o tempo de espera não deve ultrapassar 30 minutos. Em último caso, os pacientes encaminhados para a Área Azul à espera de uma consulta deverão aguardar por até três horas, dependendo da demanda.

“O atendimento tem que ser humanizado para todo mundo, independente da classificação”, ressaltou Dr. Raimundo sobre o trabalho que ficará a cargo de equipe multidisciplinar (assistente social, enfermeiro especializado e médico) que já existe entre os profissionais de saúde que trabalham na Unidade de Emergência Antônio Jesus, local com estrutura física incompatível com as regras estabelecidas para a Unidade de Pronto Atendimento.

“A nossa UPA está ficando muito bonita, só espero que ela realmente funcione como manda a lei já que o dinheiro que vem não dá para fazer a saúde como nós merecemos, como nós necessitamos e como nós queremos que ela deve ser feita, mas o pouco recurso que vem, quando bem aplicado, surte efeito”, ressaltou o parlamentar que avalia que algumas áreas da saúde municipal funcionam bem, outras deixam a desejar.