O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) lança nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 16h, o projeto “Trilhas da Inclusão – Populações Menorizadas”, em uma cerimônia no pleno da instituição. O evento contará com a presença do desembargador-presidente Kleber Rego Loureiro e do desembargador Carlos Cavalcante de Albuquerque Filho, diretor da Escola Judiciária Eleitoral.
O projeto visa fortalecer o diálogo com a sociedade alagoana em torno de temas como democracia, sistemas políticos e, principalmente, a inclusão dos indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. O objetivo central é incentivar a participação ativa desses grupos na vida política e social, reforçando a importância de sua presença no cenário eleitoral e em outras esferas de poder.
De acordo com o TRE-AL, a iniciativa pretende qualificar e conscientizar essas populações para o surgimento de novas lideranças que ocupem mais espaços públicos. “A participação dessas comunidades é essencial para o fortalecimento da democracia. Precisamos de mais representatividade e envolvimento de todos nos processos decisórios”, ressaltou o desembargador Carlos Cavalcante.
O primeiro ciclo de palestras do projeto acontecerá na próxima quarta-feira, 30 de outubro, a partir das 9h, no Centro de Convenções Comendador Zeca Peixoto, em Penedo, e será direcionado a estudantes da rede pública de ensino e integrantes dessas populações menorizadas. O município será o pioneiro em Alagoas a receber o evento.