×

Política

TRE-AL julga na segunda-feira, 18, recurso sobre afastamento do prefeito e vice de Piaçabuçu

Prefeito de Piaçabuçu, Rymes Lessa, e o vice, Carlos Ronalsa, em 1º de janeiro de 2025 - Foto: Arquivo Pessoal

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) pautou para a próxima segunda-feira, 18 de agosto, a 60ª Sessão Ordinária Presencial de 2025, que terá como um dos principais itens de julgamento o recurso que pode confirmar ou modificar sentença que determinou o afastamento do prefeito de Piaçabuçu, Rymes Marinho Lessa, e do vice, Carlos Ronalsa Beltrão Coelho da Paz.

O recurso foi interposto por Djalma Guttemberg Siqueira Breda, Carlos Ronalsa e o próprio Rymes Lessa, com o objetivo de reformar a decisão do juiz Lucas Lopes Dória, da 13ª Zona Eleitoral, que determinou a cassação dos diplomas, aplicação de multa e a inelegibilidade dos três por oito anos por abuso de poder político nas eleições de 2024.

Durante a sessão, a defesa dos políticos terá 10 minutos para apresentar sustentação oral, buscando convencer os desembargadores a reverter a decisão. O relator do caso é o desembargador Rodrigo Malta Prata Lima.

Se a cassação for confirmada, assim como defende também o Ministério Público Eleitoral, a sentença de primeiro grau será mantida, mas a disputa judicial poderá seguir para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se nessa instância a decisão seguir o mesmo entendimento, o presidente da Câmara Municipal, Wisney André, assumirá interinamente a Prefeitura de Piaçabuçu até a realização de novas eleições.