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Maceió

Tratamento fora de domicílio volta a funcionar em sua sede, na Avenida da Paz

Prédio esteve fechado para reparos estruturais durante 52 dias


O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) Estadual voltou a funcionar em sua sede, localizada na Avenida da Paz, no bairro do Jaraguá, em Maceió. A unidade esteve fechada para reparos estruturais durante 52 dias, quando o atendimento foi transferido para um prédio localizado na Rua do Uruguai, também em Jaraguá.

Após os reparos na estrutura física do prédio, o TFD Estadual está atendendo com maior segurança e comodidade, segundo a gerente do programa, Lourinete Freire. Realizado pelo Setor de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o trabalho resultou na substituição do teto e rede elétrica.

“Após quase dois meses funcionando provisoriamente na Rua do Uruguai, retornamos para a nossa sede. Nosso atendimento continuará a ser realizado no mesmo horário, das 8h às 12h e das 14h às 16h”, informou Lourinete Freire.

Acesso ao Serviço

Para ter acesso ao serviço, segundo a gerente do TFD, é necessário apresentar os exames que atestam a patologia a ser tratada, além de um laudo, que deve ser preenchido pelo médico do paciente. Essa documentação, acompanhada da Carteira de Identidade, Cartão SUS e comprovante de residência, será analisada pela Junta Médica da Sesau, que atestará se o serviço procurado não existe em Alagoas e se o paciente pode fazer uso do programa.

“Somente com a autorização concedida, os técnicos do TFD Estadual podem agendar o tratamento e as viagens para o paciente e, caso necessário, para um acompanhante. Após o retorno do paciente ao Estado, devem ser entregues na sede do TFD, as guias emitidas pela direção da unidade hospitalar que realizou o tratamento”, informou Lourinete Freire.

O TFD

Responsável por assegurar assistência médica aos alagoanos em outros estados, quando o serviço pleiteado não é disponibilizado pelo SUS em Alagoas, o TFD oferece passagens aéreas ou terrestres aos pacientes. Quando necessário, o programa também assegura o mesmo serviço para um acompanhante, além de ajuda de custo para a alimentação e hospedagem.

Lourinete Freire lembra que, somente em 2014, para assegurar assistência médica a 5.630 alagoanos que necessitaram se deslocar a outras unidades da federação, a Sesau investiu R$ 6.392.634. Desse total, foram destinados R$ 4.419.106 para adquirir passagens aéreas, R$ 619.028 para a aquisição de passagens terrestres e R$ 1.324.500 foram repassados aos pacientes em forma de ajuda de custo.