×

Sergipe

Transmissão online discutirá experiências sobre educomunicação

O professor da Rede Estadual de Ensino, Matheus Ribeiro Menezes, é o convidado da rede Educomunicadores do Nordeste, iniciativa do curso em Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para socializar experiências do Laboratório de Tecnologias em Educomunicação (Lateeducom) na prática docente. O encontro será transmitido na terça-feira, 1º de setembro, às 17h30, via página do Facebook.

Com uma vasta trajetória e expressiva contribuição para a disseminação da Educacomunicação na Educação Básica de Sergipe, o professor Matheus Ribeiro leciona a disciplina Espanhol, no Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral no município de Indiaroba. O docente é graduado em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes (2010); Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019); Comunicação Social – Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (2015); e Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Tiradentes (2014).

Em 2015, o professor Matheus Ribeiro começou a lecionar no Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento, em Umbaúba, onde colocou em prática algumas de suas ideias sobre Educação e Comunicação Social a fim de integrar a comunidade estudantil. Em seguida, em 2017, no Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba, com o apoio da equipe gestora, o educador empreendeu novas estratégias na rotina dos estudantes com o Laboratório de Tecnologias em Educomunicação (Lateeducom), que resultou na reestruturação da rádio escolar, momento no qual foram realizadas a manutenção e a recuperação de computadores.

Segundo Matheus, o Lateeducom deixa de ser um objeto de aprendizagem local, desenvolvido no ensino médio em tempo integral, e se expande em nível de Nordeste, almejando uma maior discussão em torno da Educação, Comunicação e Tecnologia nas escolas. “Para que no futuro a gente possa trazer congressos e seminários, seja como formação continuada ou no curso de extensão, é mais um leque que se abre para que os educadores possam avançar nos seus conhecimentos”, disse.

Atualmente, o Lateeducom está servindo como laboratório virtual para os professores transmitirem suas aulas e palestras neste período de suspensão das aulas presenciais. “De uma forma orquestrada, os docentes gravam as videoaulas e enviam a mim para edição, finalização e postagem a fim de que os alunos possam ter as aulas remotas. O atual coordenador, Jadson Teles, está usando dessa expertise para fazer a primeira feira virtual das profissões para a qual ele traz profissionais de diversas áreas, estimulando os nossos alunos a alinharem seus projetos de vida por meio do audiovisual, relatos de como é a formação do profissional entrevistado, seu campo de trabalho, os desafios enfrentados, dentre outros aspectos”, explicou o professor.