×

Política

Transição foi a mais participativa e econômica, diz Lula

Ao todo, foram 940 participantes, a maioria voluntários

Prestes a apresentar os relatórios finais, o Gabinete de Transição foi o que mais teve participação da sociedade e que economizou no Orçamento, disse o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ele e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, apresentaram estatísticas dos trabalhos realizados nas últimas semanas.

Com 32 grupos técnicos, o Gabinete de Transição reuniu 940 participantes, a maioria absoluta voluntários. Ao mesmo tempo, segundo Lula e Alckmin, teve o menor custo da história. De 50 cargos disponíveis, somente 22 foram nomeados.

“Penso que foi a transição mais democrática já feita na história das transições. O que me impressionou bastantes foi a quantidade de voluntários e que não usamos a quantidade de dinheiro que ofereceram para a transição”, disse Lula.

Coordenador-geral da equipe de transição, Alckmin disse que os grupos técnicos apresentaram 180 requerimentos de informação ao governo federal, dos quais muitos não foram respondidos. Ele também detalhou o cronograma para a próxima semana.

Na segunda-feira (12), os grupos técnicos encerrarão os relatórios. Na terça-feira (13), haverá uma cerimônia de agradecimento, com a apresentação do relatório final.

Segundo Alckmin, o relatório final terá um diagnóstico de cada área, com alerta para os primeiros meses de governo. O relatório também terá emergências orçamentárias, sugestões de revogações, ações prioritárias e propostas de estrutura para cada área.

“Foi a transição mais participativa e plural que tivemos”, disse Alckmin.

Os grupos de trabalho foram divididos em dois conselhos, um de participação social, que reuniu especialistas e voluntários, e outro político, formado por parlamentares.