Ao todo são 102 linhas existentes em Maceió
A partir do próximo sábado (09), terá início a fase de transição de algumas linhas de ônibus entre as empresas vencedoras da licitação. Desta forma, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), uma linha da empresa X, por exemplo, passa a operar na empresa Y (veja lista das linhas abaixo).
A maior parte da transição de linhas acontecerá entre as viações Real Alagoas e Cidade de Maceió, já que houve uma mudança da atuação na região (lote) de cada empresa após o processo licitatório.
“Nesta primeira fase de transição, vinte e seis linhas deixarão de ser operadas por uma empresa e passará a ser operada por outra. E para este momento não haverá nenhuma alteração de itinerário”, explica o coordenador de Programação de Linhas da SMTT, Sílvio Sarmento.
Segundo ele, a transição continuará gradativamente até que todo o sistema passe a operar com as empresas dentro dos respectivos lotes. O intuito é não prejudicar a operacionalização do sistema.
Ao todo são 102 linhas existentes em Maceió. Além das viações Real Alagoas e Cidade de Maceió, as vencedoras da licitação do transporte público foram as empresas São Francisco e Veleiro.
A partir do mês de abril, com a entrada de ônibus 0 km, as empresas serão identificadas por cores especificas conforme atuação no lote: Veleiro (verde); São Francisco (azul); Real Alagoas (vermelho) e Cidade de Maceió (amarelo).
De acordo com o Edital de Licitação, o prazo para a implantação da 1ª fase é de até seis meses. “Estamos fazendo o esforço para dar celeridade na concretização das alterações o quanto antes, assim como a implantação da integração temporal, uma vez que esses atributos são benéficos para os usuários”, afirma o superintendente da SMTT, Tácio Melo.
Equipes da SMTT estarão no sábado (09) dentro dos terminais de ônibus para orientar a população acerca das mudanças referentes à transição de linhas.
