×

Alagoas

Tragédia gera solidariedade em Alagoas

Cidades atingidas pelas enxurradas em Alagoas receberão donativos

Nos momentos de tragédia, a solidariedade é mais do que necessária para minimizar a dor e o sofrimento das pessoas atingidas por desastres, como os cerca de 80 mil desabrigados em Alagoas por causa das chuvas. O número divulgado nesta segunda-feira, 21, pela Defesa Civil Estadual começa a receber donativos recolhidos por diversidades entidades e até ajuda material e profissional enviada por outros estados do Brasil.

A campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, água potável, medicamentos, material de higiene pessoal, roupas, lençóis e cobertores mobiliza, além dos governos federal e estadual, instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Ministério Público Federal, Correios, Sistema Fecomércio (Sesc, Senac), Associação dos Supermecados de Alagoas (ASA), Aliança Comercial, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial.

Donativos serão encaminhados para Defesa Civil

Todos os donativos arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil Estadual, organização que trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros. As doações podem ser levadas até os quartéis situados em Maceió e no interior do estado. O Senac informa que disponibiliza transporte nos caminhões do Programa Mesa Brasil para quem não tem como entregar os donativos. “Basta ligar para 0800 082 2005, que o Senac se responsabiliza pelo transporte”, assegura a divulgação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Até a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) pede a colaboração dos órgãos de imprensa para divulgar que também está recebendo doações, neste caso na Rua do Sol, na parte térrea do antigo Hotel Beiriz. Representantes do DER e da Casal reuniram-se nesta segunda-feira na sede da Seinfra para traçar estratégias que possam resolver problemas de abastecimento de água e de acesso por terra nos municípios atingidos pelas enxurradas.

Alagoas recebe ajuda de estados do Sudeste

Sensibilizados com o desastre que atingiu 21 município de Alagoas, os governos de estados do Sudeste brasileiro se prontificaram em colaborar. De acordo com o governador Teotônio Vilela, dois hospitais de campanha e as respectivas equipes médicas deixam o território fluminense para se instalar em Jacuípe (região Norte) e Santana do Ipanema (Médio Sertão), municípios selecionados pelo grau de destruição causado pelas chuvas e com grande número de pessoas desaparecidas.

Teotônio Vilela anunciou ainda que Alagoas receberá cerca de 15 mil cestas básicas, alimentos enviados por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vai liberar o saque do FGTS das pessoas atingidas pela enchente, inclusive para quem reside em Pernambuco, repetindo o gesto que ajudou milhares de pessoas em Santa Catarina durante desastre semelhante.