×

Alagoas

Trade turístico apoia construção do Marco Referencial de Alagoas

Para o setor turístico, o Marco Referencial é estratégico para desenvolvimento da atividade em Alago

“Localização estratégica, alta visibilidade e importante para o turismo”, assim o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) e do Maceió Convention e Visitors Bureau (MV&VB), Glênio Cedrim, definiu o Marco Referencial. Segundo ele, o trade turístico é a favor da obra desde o início do projeto, quando foi apresentado, há dois anos.

“Alagoas passa por um período de crescimento contínuo no turismo, precisamos, então, de atrativos com estrutura para os turistas que nos visitam”, afirmou Cedrim. Ele ressaltou: “Temos que pensar no formato da gestão, em parceria público-privada, para manutenção do empreendimento”.

Já Alfredo Rebelo, empresário do Maceió Atlantic Suítes, garante ser unânime entre o setor a opinião que a obra será um grande marco para o turismo do Estado. “O arquiteto conseguiu traduzir a essência do nosso destino. Hoje o espaço está abandonado e abrigando usuários de drogas; temos que transformá-lo em um ponto turístico, urgentemente”, afirmou.

O empresário do Hotel Ponta Verde, Maurinho Vasconcelos, disse que o Marco Referencial é uma obra extremamente importante para o fortalecimento do turismo local. “A ressalva é que a estrutura e formato dos serviços oferecidos sejam alinhados com o trade e município”, disse.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o Estado trabalha, paralelamente, na construção de um planejamento voltado à sustentabilidade, gestão e manutenção do empreendimento.

“O turismo é uma das atividades econômicas que mais gera emprego e renda a custos baixos e que mais tem crescido nos últimos anos. Uma obra desse porte, com recurso garantido por emenda parlamentar, possibilitará convivência à população alagoana e experiência ao turista, além de incrementar a imagem do destino e o fluxo de visitação”, alegou Novis.

Autor da emenda que liberou recursos para execução do projeto, o senador Benedito de Lira ressaltou, em sua página oficial na internet, que reconhece as demandas sociais da população da Maceió, mas os investimentos em infraestrutura para desenvolver o potencial turístico da capital não podem ser “deixados em segundo plano”.

O senador reforçou que o turismo é o segundo setor em geração de empregos em Maceió. “Acredito que diante de tantas necessidades, temos que atuar em diversas frentes para conseguir saná-las. Com infraestrutura turística, aumentamos o fluxo de visitantes, geramos emprego e renda, incrementamos a arrecadação e ampliamos a nossa capacidade de investimento”, exemplificou.

A obra

No espaço, onde funcionava o antigo Alagoinhas, será montada uma nova estrutura em aço, no formato de velas. O empreendimento contará com projeto especial de iluminação, com conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Marco terá também um elevador de 30 a 40 metros, que permitirá uma visão quase completa da orla, além de um museu de fotografias e esculturas, aquário e espaço para apresentações artísticas, onde o alagoano poderá mostrar sua arte. O projeto está inserido dentro do programa de governo, Alagoas Tem Pressa, e é prioridade dentre as ações de desenvolvimento para o Estado. A obra é de execução da Secretaria de Estado da Infraestrutura