×

Alagoas

Trade turístico alagoano traça planejamento de ações para 2015

O desenvolvimento do turismo em Alagoas foi o principal tema discutido por representantes do segmento nesta quinta-feira (12), durante a primeira etapa do workshop de alinhamento estratégico de ações para a atividade no estado. O evento será concluído nesta terça-feira (13), no Hotel Ponta Verde, com a participação do ministro do Turismo, Vinícius Lages, a partir das 11h.

O encontro visa elaborar um diagnóstico com o atual panorama do setor, definir as atribuições das entidades no desenvolvimento de projetos e planejar iniciativas para a melhoria dos produtos e das ações de marketing.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Prefeitura de Maceió, Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih-AL) e o Maceió Convetion & Visitors Bureau.

Diversificação da oferta turística, promoção e captação de eventos, legislação, infraestrutura, segurança e qualificação profissional foram alguns dos temas discutidos durante a primeira etapa do encontro. Para cada um desses eixos, foram levantadas ações a serem implementadas e políticas em âmbito nacional, estadual e municipal que podem auxiliar no alcance dos resultados.

“A união de esforços para a construção de um planejamento é de suma importância para o desenvolvimento do turismo em Alagoas. O poder público e a iniciativa privada precisam definir papéis, visualizar quais suas competências e de que forma cada um pode atuar para que o crescimento aconteça de forma unificada, levando benefícios a todos os envolvidos na cadeia”, explica a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

O presidente do Maceió Convetion & Visitors Bureau, Glênio Cedrim, destacou a realização do workshop, afirmando que os desdobramentos desta iniciativa podem beneficiar diretamente todos os atores envolvidos, desde a rede hoteleira até os pequenos negócios da área de comércio e serviços do turismo.

“Conseguimos avanços significativos nos últimos anos, chegou a hora de dar um passo ainda maior. Com um planejamento bem definido, traçaremos prazos e metas para garantir resultados efetivos ao desenvolvimento da atividade, que é de extrema importância para a economia local”, destacou Cedrim.

Participaram da primeira parte do evento o secretário municipal de Promoção ao Turismo, Jair Galvão, o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, o presidente da Abih-AL, Mauro Vasconcelos, além de técnicos das entidades ligadas ao setor.