×

Alagoas

Trabalho dos reeducandos beneficiará população em Murici

Trabalho dos reeducandos beneficiará população em Murici

Está chegando mais uma edição do Dia D Governo Presente e os preparativos da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) seguem em ritmo acelerado.

Nesta sexta-feira (23), o município de Murici receberá duas ações especiais. Gestantes e puérperas da região que forem até as arenas montadas pelo Governo de Alagoas serão contempladas com kits para bebês, enquanto os visitantes e moradores poderão conferir a exposição do artesanato produzido na Fábrica de Esperança.

Todo o material distribuído e exposto foi feito pelos próprios reeducandos, no sistema prisional, em Maceió. Além da profissionalização, eles têm direito a remição na pena e remuneração.

Para consolidar as ações ressocializadoras por meio do trabalho, existe um planejamento bem executado pela Gerência de Educação, Produção e Laborterapia da Seris. Os profissionais do setor transmitem as técnicas profissionais, viabilizam as matérias-primas e fiscalizam os trabalhos desenvolvidos pelos apenados.

Segundo a gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Ressocialização, Andréa Rodrigues, o Governo Presente é uma grande oportunidade para que a população seja beneficiada com trabalhos de reintegração social desenvolvidas nas unidades prisionais.

“Trata-se de um grande passo para quebrar paradigmas e efetivar as políticas ressocializadoras desenvolvidas pelos servidores penitenciários. É importante que a sociedade saiba que os internos estão realizando uma atividade digna nos presídios”.

Diversão infantil

Durante o evento, a população de Murici terá a oportunidade de participar de diversas atividades recreativas e lúdicas. Crianças e adolescentes serão convidadas para participar de oficinas com pintura de rosto, escultura em balões e dinâmicas em grupo.

Também será realizada a oficina ‘Lixo em Luxo’, onde os objetos que iriam ser descartados passarão a ser reutilizados, promovendo a consciência ambiental e evitando o acúmulo de sujeira nas ruas. Essas iniciativas serão coordenadas pelos servidores penitenciários.