×

Alagoas

Trabalho de reeducandos preserva área verde do Hospital Portugal Ramalho

Custodiados estão inseridos no programa de Reintegração

“O trabalho dos reeducandos aqui no Hospital Escola Portugal Ramalho tem sido excelente, nota dez. É incrível a dedicação que eles têm para preservar nossa área verde e manter os nossos espaços limpos”, afirma o gerente de gestão do Hospital Escola Portugal Ramalho, Manuel Santos. Há três semanas a unidade conta com o trabalho de doze custodiados do regime semiaberto.

As atividades no hospital foram possíveis graças à parceria firmada entre a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Os custodiados estão inseridos no programa de Reintegração Social da Seris, que promove a reintegração social por meio da qualificação e oferta de trabalho.

Para o reeducando Petrônio de Sá, 44 anos, a oportunidade concedida é fundamental para mudar de vida com dignidade e obter o respeito da sociedade. “Sempre trabalhei no Sistema Prisional. Quando progredi de regime, indo para o semiaberto, busquei a Seris para trabalhar aqui fora e hoje estou fazendo a manutenção do Portugal Ramalho, sendo respeitado e obedecendo as regras”.

Segundo a chefe da Reintegração Social, Shirley Araújo, a cada dia trabalhado, o reeducando reduz um dia da sua pena. “No Portugal Ramalho os custodiados auxiliam na conservação e limpeza dos 35 mil metros quadrados da unidade, entre segunda e sexta-feira, das 7h às 13h. O emprego de mão de obra carcerária promove a dignidade para alguém que busca uma chance para recomeçar a vida”.

As instituições públicas e privadas interessadas em contar com a mão de obra carcerária e colaborar com o processo de reintegração social por meio do trabalho devem encaminhar ofício para Avenida Fernandes Lima, 1322, Farol, Maceió-AL, 57050-000, solicitando os serviços.