
Evento atraiu centenas de agricultores
A Prefeitura de Penedo e o Governo do Estado de Alagoas, em parceria com o Banco do Nordeste e algumas associações ligadas ao movimento de trabalhadores rurais, promoveram nesta terça-feira (18), no Ginásio do SESI, em Penedo, o Dia da Agricultura Familiar. Uma vasta programação preencheu todo o dia com palestras, apresentações culturais, exposição de estandes artesanais, comidas típicas e a prestação de serviços executados por instituições financeiras e outros gerenciados pelo governo estadual.
Os serviços oferecidos durante o evento giraram em torno de atualizações cadastrais, assinaturas de contratos e de convênios, emissão de documentos, ações de cidadania (realização de exames médicos e cortes de cabelo).
O dia foi programado para interagir com trabalhadores rurais com famílias consideradas de baixa renda, que se mantêm com lavouras pequenas. O evento aconteceu até às 16 horas, quando técnicos do Banco do Nordeste, anunciaram as linhas de crédito que estão disponíveis aos pequenos agricultores, responsáveis pela produção de parte dos alimentos que estão diariamente na mesa das famílias brasileiras.
Presentes ao evento estavam o prefeito de Penedo, Israel Saldanha, o deputado federal Joaquim Beltrão, secretários municipais de agricultura, gerentes de bancos e o secretário-adjunto da secretaria de estado da agricultura, José Marinho Júnior, que na oportunidade representou o governador Teotônio Vilela Filho.
No final do evento foi feito o lançamento do Programa Arca das Letras, que levará aos povoados da zona rural uma biblioteca itinerante para atender as comunidades com escolas desprovidas de acervo bibliográfico.
O evento contou ainda com apresentações artísticas locais, apoiadas por instituições como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas (FETAG), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Companhia Nacional de Abastecimento.