×

Penedo

Totalmente recuperado, prédio do Monte Pio dos Artistas é inaugurado em Penedo

A obra possibilitou restauro de todos os elementos integrados à arquitetura do prédio

Uma solenidade realizada na noite desta terça-feira, 28 de junho, marcou a inauguração do Monte Pio dos Artistas, prédio histórico que foi totalmente recuperado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de Penedo, com recursos provenientes do PAC das Cidades Históricas.

A atual presidente do órgão que tem a missão de preservar o patrimônio cultural, a historiadora Kátia Bogéa, participou da solenidade e mais uma vez parabenizou Penedo pela forma com a qual tem gerenciado e executado o programa que na cidade ribeirinha é coordenado pelo engenheiro e vice-prefeito Ronaldo Lopes (PMDB).

Em sua fala, o prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), falou da satisfação em poder entregar mais essa obra ao povo ribeirinho e agradeceu o apoio que tem recebido do diretor Nacional do PAC das Cidades Históricas, Robson Almeida, do superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aluízio, e do vice-prefeito Ronaldo Lopes, para que o programa seja executado com excelência na cidade ribeirinha.

“Com grande satisfação entregamos nesta noite de véspera de São Pedro o terceiro projeto do PAC das Cidades Históricas, de nove aprovados. O Casarão do Monte Pio dos Artistas, local onde também funciona a escola de música que ensina de forma gratuita, cerca de 50 jovens e crianças. Um trabalho social belíssimo. Foram mais de R$ 370 mil investidos. Mais uma ação de fortalecimento cultural na nossa Penedo, fruto da parceria Prefeitura e IPHAN”, declarou o prefeito em seu perfil no Facebook.

O prédio do Monte Pio dos Artistas, que fica localizado na Praça Marechal Deodoro, no Centro Histórico de Penedo, foi totalmente recuperado. A obra possibilitou restauro de todos os elementos integrados à sua arquitetura e dos madeiramentos de coberta; a substituição do telhado; e a substituição e atualização dos sistemas telefônicos, elétricos e hidrosanitários. Além disso, os trabalhos foram realizados em observância a legislações de acessibilidade, com instalação de plataformas elevatórias, inclusão de sistemas de combate a incêndio e luzes de emergência, restauração e/ou substituição de forro e pisos, e pintura em geral.

“A Sociedade Monte Pio dos Artistas é a mais antiga instituição cultural em atividade na cidade de Penedo. Sua finalidade é o cultivo e o desenvolvimento das artes e a promoção do apoio e proteção aos artistas. Hoje, com sua sede totalmente restaurada pelo programa PAC Cidades Históricas, a instituição retoma o esplendor de sua arquitetura para a manutenção das ações culturais e sociais que beneficiam a população ribeirinha”, salientou Ronaldo Lopes.

Fundada no dia 8 de setembro de 1883, a Sociedade Monte Pio dos Artistas desenvolveu, ao longo dos seus 133 anos, cursos de ensino primário, datilografia, música, corte e costura, entre outros. Atualmente, a instituição é presidida pelo arquiteto André Duarte.