Portugal possui a torre eólica mais eficiente do mundo. Com a capacidade de produzir 30% a mais de energia do que as torres tradicionais, a E82 é mais fina na espessura e teve sua tecnologia produzida na Alemanha. Apesar da criação alemã, a torre está em terras portuguesas (exatamente na cidade de Aveiro) e sua criação foi encabeçada pela e empresa A. Silva Matos do país.
A espessura da torre e o projeto de soldas desmontáveis da E82 permitem a instalação de parques eólicos em zonas de menor ventilação. Ela trabalha muito mais do que as outras torres comuns gerando muito mais energia.
Em entrevista a um jornal português o fundador Adelino Silva Matos declarou que a tecnologia da torre marca uma virada na história da construtora, que começou na área da metalúrgica e hoje aposta forte na energia. A ambição da empresa portuguesa não para por aí. O fundador ainda disse que a ASM possui interesses na produção de biodiesel a partir de microalgas.
Energia que vem do vento
A energia eólica é considerada por boa parte dos especialistas como a fonte energética mais promissora do mundo. Produzida através dos ventos ela ainda é limpa e está disponível em diversas regiões do planeta.
É a força dos ventos que gira uma grande hélice conectada a um gerador que produz eletricidade. Como em um catavento gigante, as hélices são ligadas a uma central de transmissão, que, consequentemente gera a energia. Já a quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho de suas hélices, sem esquecer, é claro, da intensidade dos ventos na região em que está instalada.