Competição será o último que acontece na região da Bacia Leiteira e pretende reunir 50 produtores
Acontece esta semana, entre os dias 11 e 14 de dezembro, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, a primeira edição da Festa do Leite da Agricultura Familiar. Na programação, produtores e demais envolvidos com a atividade terão disponíveis várias ações nos quatro dias de evento, sendo o 1º Torneio Leiteiro como uma das mais aguardadas.
O torneio da Festa do Leite será o último que acontece na região da Bacia Leiteira e pretende reunir produtores vinculados a cerca de 50 associações, além de prioritariamente participarem os que fornecem ao Programa do Leite, como forma de comemorar as conquistas adquiridas em 2013 e apresentar as melhorias dos rebanhos daqueles que são beneficiados com a iniciativa.
Para Aldemar Monteiro, presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), uma das organizadoras do evento, é preciso que a sociedade enxergue o potencial da cadeia produtiva do leite em Alagoas. “A festa será uma forma de consolidar o nosso caminho percorrido há três, quatro anos atrás, que é o de estruturar a agricultura familiar e fazer com que o produtor não abandone a atividade. Elaboramos um trabalho de inclusão produtiva viabilizado pelo Programa do Leite e demais ações”, destacou o gestor.
No torneio, serão cinco ordenhas, com a primeira marcada para a próxima quinta-feira, dia 12, a partir das 8h. As outras seguem na quinta à noite e na sexta, sempre as 8 e 20h. No sábado, às 8h, será a disputa final e a entrega de premiações logo em seguida. Ainda na programação, seminário com temas de interesse do setor e atrações culturais para animar os produtores e visitantes.
Por dia, a previsão é de que cada vaca participante do torneio consiga produzir em média 40 litros de leite, o que é considerado uma boa marca para os rebanhos de pequenos produtores.
