O Ministério Público de Alagoas (MPAL) realizou nesta terça-feira, 21 de janeiro, uma reunião com representantes do ASA, da administração do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca e do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) para discutir medidas rigorosas destinadas a coibir a violência entre torcedores e prevenir novos incidentes. A iniciativa ocorre após episódios de agressões envolvendo a torcida do ASA, sendo o último caso praticado com um ônibus da torcida do Sport Club Penedense, no último domingo, 19 de janeiro.
Durante o encontro, o MPAL determinou penalidades para os torcedores já identificados como responsáveis por atos violentos. Entre as sanções previstas estão multas, ressarcimento dos danos causados, prestação de serviços comunitários, proibição de frequentar partidas do ASA e, em casos de reincidência, até mesmo reclusão. Paralelamente, reforçou-se a necessidade de melhorias administrativas, como aumento do policiamento no estádio, organização dos acessos e cadastramento das torcidas organizadas.
O Ministério Público também já ajuizou uma ação penal contra um torcedor identificado como responsável por apedrejar o ônibus da torcida do Penedense. Na petição, o MPAL solicitou que o torcedor seja proibido de frequentar estádios ao longo de todo o ano de 2025. O processo está em andamento.
Além das sanções individuais, medidas preventivas serão adotadas para os próximos jogos do ASA. Entre elas estão o reforço do policiamento e o isolamento entre as torcidas, o cadastramento rigoroso das torcidas organizadas e ajustes nos acessos ao estádio para garantir maior segurança no fluxo de entrada e saída dos torcedores.
O MPAL também analisa medidas mais severas, como a proibição de torcidas organizadas nos estádios ou a realização de partidas com torcida única, caso os episódios de violência persistam. “Infelizmente, ações de alguns prejudicam todo o coletivo. Nossa prioridade é preservar a segurança e a integridade de todos os envolvidos”, declarou o promotor Thiago Chacon.
Dessa forma, não há, até o momento, qualquer definição quanto a presença, ou não, da torcida organizada do ASA, em Penedo, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, ocasião em que o time arapiraquense enfrentará o Sport Club Penedense na abertura da Copa Alagoas.